Desassossego, nova série Fumaça. Sabe mais aqui.

Arquivo

opinião

“Por vezes chovo”, por Cláudia R. Sampaio

A doença mental sempre fez parte da arte de Cláudia R. Sampaio. Escreveu e pintou para se salvar. Podes ouvi-la ao episódio 5 da série Desassossego, .

opinião

“Um vice fiel? Geraldo Alckmin e a matemática macabra do encarceramento e morte em São Paulo”, por Débora Silva e Jaime Amparo Alves

Geraldo Alckmin é o candidato a vice-presidente do Brasil de Lula da Silva. Débora Silva e Jaime Amparo Alves explicam qual o seu legado em São Paulo.

opinião

“Racismo, Fernando Pessoa e Padre António Vieira”, por Richard Zenith

Mais de uma década de investigação não deixa grandes dúvidas a Richard Zenith, investigador e biógrafo de Fernando Pessoas: “Pessoa estava praticamente predestinado a ser racista”.

opinião

“Ainda não foste derrotado”, por Ricardo Esteves Ribeiro

No Egito, pessoas são mortas por quem tem medo das suas ideias, do seu amor. Texto de Ricardo Esteves Ribeiro sobre Alaa Abd El-Fattah.

opinião

“Manual de destruição de uma família”, por Nuno Viegas

Este fim-de-semana, umas quantas famílias hão de ser divididas por um oceano. Não sei se há remédio.

opinião

“A justiça tem paywall”, por Leonor Caldeira

Leonor Caldeira, advogada, escreve sobre como o acesso à justiça em Portugal está condicionado por uma paywall, que faz com que seja um privilégio reservado poucos.

opinião

“Ninguém dorme em Twani”, por Ricardo Esteves Ribeiro

Há agora base legal para que milhares de pessoas sejam expulsas das suas terras em Masafer Yatta, nas montanhas a sul de Hebron, na Palestina. Crónica de Ricardo Esteves Ribeiro, originalmente publicada na nossa newsletter.

opinião

“Georgete, ou o nome que servir a Revolução”, por Rafaela Cortez

Georgete é apenas uma das mulheres que mergulharam na clandestinidade, que abandonaram as terras, as famílias, e até a própria identidade, para lutar contra a ditadura de Salazar e Caetano. E no entanto, raramente ouvimos falar sobre elas.

opinião

“Não tenho que parecer autista”, por Carolina Lopes Rodrigues

Ao não serem dadas as condições para os autistas serem bem sucedidos, tanto em contexto social e escolar, como académico e profissional, somos para sempre condenados ao fracasso. Como esperam que um míope veja sem óculos?

opinião

“José, sem dono (1955-2022)”, por Margarida David Cardoso

José era muito mais novo do que parecia. A cara refletia o sítio onde em dez anos se envelhece 20. Esta crónica foi originalmente publicada na nossa newsletter semanal.

opinião

“Anjos ou demónios: onde nos situamos?”, por Ana Catarina Correia

A socióloga e ativista Ana Catarina Correia escreve sobre o corpo e sexualidade de pessoas com deficiência.

opinião

“O “apartheid” político aos imigrantes”, por Yussef

xistem cerca de 771 mil imigrantes com a autorização de residência em Portugal A vasta maioria não pode votar nem ser eleita nas legislativas. É uma outra forma de “confinamento”: é o “apartheid” político aos imigrantes.

opinião

“Que revolução?”, por Ricardo Esteves Ribeiro

“Essa pergunta é maldosa”, diz uma voluntária do campo de refugiados palestinianos no Líbano quando lhe perguntamos se tem esperança.

opinião

“O rapaz da rua da Fábrica”, por Margarida Tengarrinha

Margarida Tengarrinha, militante antifascista que viveu cerca de 20 anos na clandestinidade durante a ditadura, escreve “O rapaz da rua da Fábrica”, uma história até hoje nunca contada sobre a vida do seu companheiro Carlos Costa, histórico militante do PCP, que morreu a 6 de setembro de 2021.

opinião

“A noite de Portugal no Dia de Portugal”, por Miguel Dores

Este texto foi lançado, em primeira mão, na nossa newsletter semanal. Se quiseres receber estas crónicas, recomendações de reportagens, podcasts e filmes no teu email, subscreve aqui. Na viragem para 2019 procurava o meu tema de tese em Antropologia. Tema, tema, até tinha, mas era ingénuo e academicista. O início do ano fora marcado pelo grande destaque […]

opinião

“Nada é oferecido, tudo é conquistado”, por Inês Henrique

O caminho de um atleta até ao alto rendimento pode ser muito solitário. Esta é a história de Inês Henriques, Campeã do Mundo em 50 km marcha em 2017.

opinião

“Um jacarandá chamado Sampaio”, por Pedro Miguel Santos

Artigo de opinião de Pedro Miguel Santos, sobre Jorge Sampaio, que considera o melhor Presidente da República, desde o 25 de Abril.

opinião

“Preciso que te importes”, por Guadalupe Amaro

Guadalupe Amaro reflete sobre os direitos das pessoas trans, o cumprimento da Constituição e o acesso a cuidados de saúde no SNS.

opinião

“O remédio de Frantz Fanon contra o racismo”, por Mamadou Ba

Frantz Fanon, psiquiatra e revolucionário anticolonialista, faria 96 anos a 20 de julho de 2021. Para relembrar o seu legado convidámos Mamadou Ba para refletir sobre o papel de Frantz Fanon na luta contra o colonialismo e racismo.

opinião

“A coisa mais vergonhosa que já fiz”, por Pedro Miguel Santos

No mês em que celebramos as pessoas LGBTQIA+, o nosso Pedro reflete sobre o seu passado.

  1. 1
  2. 2
  3. 3