Arquivo

opinião

Que revolução?

“Essa pergunta é maldosa”, diz uma voluntária do campo de refugiados palestinianos no Líbano quando lhe perguntamos se tem esperança.

opinião

“O rapaz da rua da Fábrica”, por Margarida Tengarrinha

Margarida Tengarrinha, militante antifascista que viveu cerca de 20 anos na clandestinidade durante a ditadura, escreve “O rapaz da rua da Fábrica”, uma história até hoje nunca contada sobre a vida do seu companheiro Carlos Costa, histórico militante do PCP, que morreu a 6 de setembro de 2021.

opinião

Miguel Dores: A noite de Portugal no Dia de Portugal

Este texto foi lançado, em primeira mão, na nossa newsletter semanal. Se quiseres receber estas crónicas, recomendações de reportagens, podcasts e filmes no teu email, subscreve aqui. Na viragem para 2019 procurava o meu tema de tese em Antropologia. Tema, tema, até tinha, mas era ingénuo e academicista. O início do ano fora marcado pelo grande destaque […]

opinião

Inês Henriques: Nada é oferecido, tudo é conquistado

O caminho de um atleta até ao alto rendimento pode ser muito solitário. Esta é a história de Inês Henriques, Campeã do Mundo em 50 km marcha em 2017.

opinião

Um jacarandá chamado Sampaio

Artigo de opinião de Pedro Miguel Santos, sobre Jorge Sampaio, que considera o melhor Presidente da República, desde o 25 de Abril.

opinião

O remédio de Frantz Fanon contra o racismo

Frantz Fanon, psiquiatra e revolucionário anticolonialista, faria 96 anos a 20 de julho de 2021. Para relembrar o seu legado convidámos Mamadou Ba para refletir sobre o papel de Frantz Fanon na luta contra o colonialismo e racismo.

opinião

A coisa mais vergonhosa que já fiz

No mês em que celebramos as pessoas LGBTQIA+, o nosso Pedro reflete sobre o seu passado.

opinião

Quantas mortes no Mediterrâneo andamos a pagar?

O ativista Miguel Duarte relata a sua última missão de resgate de migrantes e refugiados no mar Mediterrâneo.

opinião

Fado Bicha: Bichas e Golias

Este texto foi lançado, em primeira mão, na nossa newsletter semanal. Se quiseres receber estas crónicas, textos exclusivos e recomendações de reportagens, podcasts e filmes no teu email, subscreve aqui. Lisboa, cheia de corTerra de tremor, a cada junhoCascatas de purpurinasPerucas são crinasE, ao alto, o punho Começamos assim, com a primeira estrofe da nossa canção Marcha […]

opinião

Apagou-se a luz na Palestina

“Já não caem bombas em Gaza. Podemos respirar de alívio que a ocupação da Palestina continua como sempre esteve. O massacre de Gaza acabou, mas a máquina de humilhação permaneceu intacta.” Artigo de opinião de Maria Almeida

opinião

O meu privilégio criou a Cova da Moura

“Não foram os “negros perigosos não-civilizados” que criaram a Cova da Moura. Fomos nós. Os privilegiados.” Artigo de opinião de Ricardo Esteves Ribeiro sobre a desigualdade e a violência policial da Cova da Moura.

opinião

O conflito israelo-palestiniano não existe

Na Palestina não existe um conflito. Existe um projeto colonial de apartheid com o objetivo de dizimar uma população.

opinião

Limpa a cidade para passar a procissão

Talvez nos choque que ainda hse faça por esconder quem, só pela sua existência, põe em causa a ideia de uma cidade moderna de gente feliz e ruas impolutas. Ainda hoje, há dias em que se limpa a cidade varrendo pessoas.

opinião

Liberdade, por Maria Teresa Horta

Ainda há pouco acontecia Maria Teresa Horta acordar sobressaltada com a ideia de que a PIDE lhe estava à porta. Tinha que se voltar a surpreender com a recordação do 25 de Abril. “Continua a ser o dia mais feliz da minha vida.” A propósito do aniversário da Revolução, pedimos-lhe um poema. Chamou-lhe Liberdade.

opinião

Luaty Beirão: Dormir e acordar numa distopia

“João Lourenço está a dar continuidade a alguns dos vícios que José Eduardo deixou.” Uma crónica do ativista e músico angolano, seis anos depois da sua prisão.

editorial

Strong Charon ameaça Fumaça e exige retirada de “Exército de Precários”

Strong Charon, empresa de segurança privada, ameaça três jornalistas do Fumaça com “procedimentos criminais”. Em causa, oaudiodocumentário Exército de Precários, uma série de oito episódios, resultado de uma investigação de dois anos no interior da vigilância, em Portugal.

opinião

Mia Couto: Há pedras que não se levantam

O escritor moçambicano Mia Couto recorda Cabo Delgado, a terra “que vivia bem sem a presença de outros”, ameaçada por um complexo conflito.
“Um dia, um velho deu-me o seguinte conselho: há pedras que não se levantam, debaixo delas moram fantasmas que nunca foram enterrados.”

opinião

Quem colocou a extrema-direita no centro do debate presidencial?

Texto de opinião de Ricardo Esteves Ribeiro sobre a cobertura jornalística das eleições presidenciais de 2021.

editorial

“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”

Opinião de Pedro Miguel Santos. Sobre a arte de fazer pão, que é como quem diz jornalismo, a propósito do World News Day, celebrado a 28 de setembro.

opinião

Ainda vivo às custas dos escravizados pela minha família

Dizer que Portugal não é racista não é uma opinião, é um exercício de negacionismo histórico racionalmente indefensável.

  1. 1
  2. 2
  3. 3