Sobre nós

Fumaça é um podcast de jornalismo de investigação independente, progressista e dissidente. Somos independentes, porque são os jornalistas a decidir os destinos da publicação, sem administrações, direções ou hierarquias. As escolhas da redação estão balizadas pelo nosso estatuto editorial, respondendo ao interesse público. Somos progressistas, porque acreditamos na liberdade, na garantia da vida digna efetivamente assegurada e que devemos ambicionar coletivamente corrigir desequilíbrios e desigualdades. Somos dissidentes, porque entendemos que há outras narrativas mediáticas para apresentar, e outras estruturas de comunicação social a construir. Assumimos-nos como um meio contra-poder, ouvindo aqueles prejudicados por sistemas de opressão, e escrutinando quem toma as decisões que os estabelecem e mantêm. O Fumaça é detido pela associação sem fins lucrativos Verdes Memórias, controlada pela redação do Fumaça.

  1. 23 Prémios
    Incluindo Prémio Gazeta Revelação
  2. + 2,4 milhões
    de audições desde 2016
  3. 6 Séries
    de jornalismo de investigação produzidas
  4. + 1800
    Membros da Comunidade

Equipa:

A Ana Freitas, o Danilo Thomaz, a Diana Carvalho, o Frederico Raposo, o Mo Tafech, o Pedro Cardoso, o Pedro Miguel Santos, o Pedro Zuzarte, a Sofia Rocha, o Tomás Pereira e o Tomás Pinho também ajudaram a construir o Fumaça.

Estatuto editorial:

  1. Fumaça é uma redação de jornalismo de investigação que publica principalmente trabalhos narrativos em áudio. Considera-se independente porque são as pessoas que para este trabalham a decidir horizontalmente os destinos do órgão de comunicação social. É coletiva a responsabilidade editorial e operacional.
  2. Fumaça não tem fins lucrativos. Procura ser financiado pelas contribuições mensais recorrentes do seu público. Aceita bolsas filantrópicas, não permitindo qualquer interferência editorial. É detido pela Verdes Memórias – Associação, que tem na gestão do Fumaça a sua única atividade.
  3. Fumaça vê o jornalismo como bem público. O que produz é de livre acesso e de republicação gratuita. Assume um dever de partilha de conhecimento, com a academia e entre profissionais, e de intervenção na reflexão sobre os média. Compromete-se a ouvir o seu público e a dar espaço à discussão participada pela comunidade na construção do seu jornalismo.
  4. Fumaça é progressista. Acredita na liberdade, na garantia de vida digna e na ambição coletiva de corrigir desequilíbrios e desigualdades. Quer escrutinar e desafiar sistemas de opressão. É livre de tomar posições políticas coletivas em matérias consensuais numa redação que se quer heterogénea e discordante.
  1. Fumaça é dissidente. Defende a necessidade de ir para lá da agenda mediática vigente, de criar alternativas às estruturas jornalísticas tradicionais no financiamento, práticas editoriais e laborais, e modelos de organização. Reconhece o valor do trabalho, garantindo um pagamento justo e condições dignas a quem para este trabalha.
  2. Fumaça ambiciona à transparência radical editorial e operacional. Não acredita na existência de jornalismo neutro: ao invés de afirmar a isenção, assume de maneira clara as suas subjetividades e expõe os seus conflitos de interesse. Divulga de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.
  3. Fumaça acredita em jornalismo feito com ética, deontologia e tempo para pensar. Considera jornalista quem aplica o método jornalístico, que não pode dispensar a edição e a verificação de factos.

Ficha técnica:

  1. Título da publicação
    Fumaça
  2. Número de registo do título na Entidade Reguladora da Comunicação Social
    127119
  3. Número de Registo de Pessoa Coletiva
    514580682
  4. Periodicidade
    Mensal
  5. Entidade proprietária
    Verdes Memórias - Associação
  1. Estatutos
    Aprovados a 26.09.2017 (link). Alterados a 12.03.2021 (link) e a 06.06.2022 (link).
  2. Direção
  3. Presidenta
    Maria Almeida
  4. Vice-Presidente
    Ricardo Esteves Ribeiro
  5. Secretário
    Luís Marquez
  6. Conselho Fiscal
  7. Presidenta
    Margarida David Cardoso
  8. Vice-presidenta
    Joana Teresa Batista
  9. Secretário
    Bernardo Afonso
  10. Assembleia-Geral
  11. Presidente
    Nuno Viegas
  12. Secretária
    Rafaela Cortez
  1. Secretário
    Frederico Raposo
  2. Sede do editor
    Rua de Arroios, 25D, 1150-053, Lisboa
  3. Contactos da redação
    Rua de Arroios, 25D, 1150-053 Lisboa [email protected]
  4. Fumaça
  5. Diretora
    Margarida David Cardoso
  6. Editor
    Verdes Memórias - Associação
  7. Redação
    Bernardo Afonso (7698 A), Joana Teresa Batista (TPE 495), Margarida David Cardoso (6999 A), Maria Almeida (8280 A), Nuno Viegas (7864 A), Ricardo Esteves Ribeiro (7712 A)
  8. Desenvolvimento
    Fred Rocha
  9. Design e multimédia
    Joana Teresa Batista
  10. Gestão da Comunidade
    Maria Almeida, Lucas Grimault de Freitas, Joana Teresa Batista
  11. Comunicação
    Maria Almeida, Joana Teresa Batista, Lucas Grimault de Freitas
  12. Som e banda sonora
    Bernardo Afonso
  13. Angariação de fundos
    Nuno Viegas, Ricardo Esteves Ribeiro