Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

sobre nós

Quem somos

O Fumaça é um órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.

Somos independentes, porque as nossas escolhas editoriais dependem do interesse próprio da redação. Baliza-nos o nosso estatuto editorial e a certeza de que é a redação que decide os destinos da publicação.

Somos progressistas, porque acreditamos no progresso social, na universalidade dos Direitos Humanos, efetivamente assegurados, assim como na ideia de que todas as pessoas devem ter as suas necessidades básicas garantidas.

Somos dissidentes, porque entendemos que há outras narrativas mediáticas para apresentar, que há mais mundo, outras histórias e perspetivas para mostrar, vozes diferentes para ouvir. Interessa-nos falar com quem tem menos espaço.

Não somos pés de microfone dos poderes instalados e assumimo-nos como um meio contra-poder. Queremos descodificar os processos e estruturas formais e informais da Democracia representativa em que vivemos: questionar as decisões tomadas, responsabilizar quem as toma e escrutinar as pessoas que mandam e atuam no sistema político-partidário.

Equipa

Bernardo Afonso | [email protected]

Nasci em 1993 e fui criado em Algés. Desde sempre, vivi rodeado por música e livros e achava que ia ser historiador. Estudei Piano e Teoria Musical durante 15 anos, tendo tido o privilégio de frequentar a Escola de Música N. Sra. do Cabo e o Hotclub. Deixei por concluir uma licenciatura em Jornalismo, por não me rever na maneira como estava a ser leccionada. Formei-me autodidaticamente em Produção Musical, área em que trabalho, desde 2015. Faço parte dos Lotus Fever e já trabalhei com artistas como MITO, Manel Cruz, Golden Slumbers, Vaarwell, Wellman e Outtake.

Fundei o Fumaça, onde trato de todas as questões relacionadas com áudio e sou jornalista. Luto pela igualdade como pela sobrevivência e defendo a informação livre, rigorosa e honesta como a única maneira de curar uma sociedade profundamente doente. Preocupa-me o sentido desta coisa a que chamamos vida. A música e os livros, esses, continuam a acompanhar-me.

Joana Batista | [email protected]

Vivi e cresci numa vila espanhola, em León, durante cerca de sete anos.
Lembro-me de andar com uma câmara de filmar pela casa fora a fazer “a reportagem” sobre a sopa que os meus pais cozinhavam. Não lhes fazia muitas perguntas porque estava mais preocupada com o enquadramento do plano.

Desde cedo, tenho uma insaciável vontade de aprender a tocar todos os instrumentos do mundo. Formei uma banda com colegas da secundária de Miraflores a que chamámos Galgo. Hoje em dia, continuo a achar que não há melhor sensação do que estar com eles em palco a praticar o rock.
Licenciei-me em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa. Já trabalhei em diferentes áreas e acho que isso é o que mais gosto de fazer: não estagnar numa só atividade, poder fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Conheci o Fumaça mesmo antes de algum dia pensar juntar-me, porque conhecia algumas das pessoas que o faziam – andei na mesma escola que o Bernardo, o Ricardo e o Tomás. Entrei nesta aventura a tempo parcial e paralelamente trabalho na Nova SBE Executive Education.
Sinto que posso aprender sobre muitos assuntos que, no fundo, sempre me interessaram.

Margarida David Cardoso | [email protected]

Nasci no mesmo ano que o espaço Schengen e vivi 18 anos numa casa onde não é preciso bater às portas porque ninguém as fecha. Talvez isso explique, em parte, porque me custa tanto perceber a ideia de fronteiras e a existência de muros. Sou da Lixa e estudei no Porto. A primeira redação onde entrei tinha uma porta a fazer de mesa e um cacifo com autocolantes sobre o fim das propinas. Foi no Jornal Universitário de Porto, onde fui editora de cultura e, depois, codiretora. Licenciei-me em Ciências da Comunicação e, com estágio feito, estava certa de que nunca mais teria a oportunidade de pôr os pés numa redação. Por sorte, enganei-me: estive quase dois anos e meio no Público, primeiro na secção de Local, depois na Sociedade. Cresci muito. Aprendi ainda mais. Até que o Fumaça me chamou para fazer aquilo em que sempre acreditei: que só com tempo se encontram outras vozes, se reduz a inevitabilidade de cometermos erros, se aprende a olhar para onde ninguém parece estar a olhar. Acredito que só com tempo, profundidade e diálogo o jornalismo se aproxima de algo verdadeiramente livre. E, como já estou habituada a dormir pouco e nesta casa nem sequer há portas, embarquei.

Maria Almeida | [email protected]

Cresci no Porto, com um sotaque mais ou menos carregado. Desde que me lembro que gosto de ouvir boas histórias, daquelas que não estão nos livros, contadas pelas pessoas. Mais tarde, comecei a escrevê-las num caderno.

Aos 18 anos, vim para Lisboa estudar jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Desiludi-me e revoltei-me com as restrições que me eram impostas na escrita. Decidi não fazer o estágio não remunerado em jornalismo e comecei a trabalhar como copywriter.

Até que em 2016, recuperei a paixão pelo jornalismo e comecei um novo projeto chamado É Apenas Fumaça. Queixo-me de que não durmo, desde então. 

Prefiro reportagens a entrevistas. Não vivo obcecada pela verdade, antes pelas várias verdades. Inspiro-me no bom jornalismo feito mundo fora, na música, nos livros, nas conversas de café. Ouço religiosamente vários podcasts enquanto passeio o meu cão, um castro laboreiro de 50 quilos.

Vivo em Lisboa mas, apesar de ter perdido parte do sotaque, ainda digo sapatilhas e não pronuncio o acento nas formas verbais terminadas em -ámos, no pretérito perfeito do indicativo. Sou portista ferrenha e acredito que as boas francesinhas só se comem na invicta.

Mo Tafech  | [email protected]

O meu nome é Mohamed, mas todos me chamam Mo. Cresci no Líbano, em Beirute, e aos 20 anos comecei a viajar e trabalhar como engenheiro.

Vim para Lisboa, há cinco anos, e juntei-me a uma startup portuguesa, a Unbabel, onde conheci o Ricardo Esteves Ribeiro e o projeto ainda se chamava É Apenas Fumaça. Gostei do que estavam a fazer e tentei ajudar sempre que podia. Juntei-me à equipa, a tempo parcial, e vou ficar responsável pela angariação de fundos e marketing do Fumaça.

Nuno Viegas | [email protected]

Nasci no meio de privilégio e de mar, e tento usar o meu trabalho para denunciar a desigualdade histórica que me permitiu superar um e aproveitar o outro. Desde os 14 anos que produzo podcasts e escrevo para imprensa e televisão.

Na Escola Superior de Comunicação Social, passei pela rádio académica, pela revista estudantil e pelo programa de televisão produzido por alunos para a RTP 2. Fundei a Rádio Observador e colaborei com a Revista Pushstart, a Rádio Asas do Atlântico, a revista A nossa PRIMA, o website O Panorama e a Eurogamer Portugal.

Pedro Miguel Santos | [email protected]

Andava na primária quando criei um jornal de parede – na verdade, era uma uma folha riscada à mão, com colagens, fotocopiada muitas vezes – que distribuía com a garotada da turma pelas caixas de correio da minha aldeia. No secundário juntei-me ao clube de jornalismo, para fazer o Janela Aberta, e aprendi a mexer em computadores, o que eram disquetes, que os jornais se imprimiam em gráficas. Dei os primeiros passos à séria na Rádio Dom Fuas e escrevi crónicas n’O Portomosense. Cheguei à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, para me licenciar em Comunicação Social e Educação Multimédia e tive o privilégio de ser um dos fundadores da rádio universitária IPlay.

Durante meia dúzia de anos, estive na revista VISÃO, até que me cansei de ser trabalhador precário, a falsos recibos verdes, e deixei a profissão. Achava eu. Fui trabalhar para o projeto Rios Livres, da associação ambientalista GEOTA. Mas conheci o Fumaça e voltei a acreditar que era possível fazer o jornalismo que sempre achei importante ser feito. Despedi-me. E aqui estou, de alma e coração.

Fundei e fui dirigente na Academia Cidadã, associação nascida do Protesto da Geração à Rasca, que me orgulho de ter ajudado a organizar.

Ricardo Esteves Ribeiro | [email protected]

Aos 17 anos, enquanto sonhava com o curso de Ciência Política ou Filosofia, assinei de cruz a candidatura a Gestão porque, pensava, era a via mais rápida para um dia não ter de trabalhar para alguém. Não foram precisos mais de três meses para perceber que o curso não me dizia nada. E saí.

Trabalhei em empresas tecnológicas em Lisboa e em Milão – a Uniplaces, a WalletSaver, a Unbabel (da qual sou acionista minoritário) -, mas o sonho de ler, ouvir e contar histórias, sempre esteve comigo. Nos blogues sob pseudónimo, nos romances inacabados por não conseguir lidar com o facto de tanta gente escrever melhor do que eu. Então, lia. E os livros entravam casa adentro, subindo pelas prateleiras, até transbordarem sobre a secretária, o chão, as cadeiras. Talvez nunca tenha saído de uma livraria sem um livro. E quanto mais livros leio, mais inquieto vivo, por ter a certeza de que nunca conseguirei ler tudo o que quero.

Em 2016, fundei o Fumaça, com uma série de amigos. Depois de ver, ler e ouvir tantos outros projetos de jornalismo independente fora do país perguntei-me: Porque ninguém conta estas histórias em Portugal? Porque ninguém faz estas perguntas? Porque ninguém ouve estas pessoas?

Como disse Eduardo Galeano, um dia: “O que eu gostaria de ser escrevendo é ser capaz de olhar o que não se olha, mas que merece ser olhado. As pequenas, as minúsculas coisas da gente anónima, da gente que os intelectuais costumam desprezar”.

A partir daí, as horas de sono, que sempre me foram poucas, espremeram-se ainda mais – não se consegue dormir com a injustiça à frente dos olhos.

Sofia Rocha | [email protected]

[Continuamos a nossa missão de tentar convencer a Sofia a escrever a sua nota biográfica. Desejem-nos sorte.]

Tomás Pinho | [email protected]

Vim nascer a Lisboa, mas fui criado em vários lugares da margem sul, com maior predominância na cidade de Almada. Desde miúdo que tenho propensão para as ciências, as engenhocas e a engenharia. Desde o segundo ciclo que queria ser Engenheiro Informático, para escrever programas ao computador.

O sonho passou pela área das aplicações, da segurança e assentou na de infraestrutura, onde actualmente trabalho. Tirei um mestrado no Instituto Superior Técnico e comecei a minha vida profissional em startups portuguesas. Sou músico amador nas horas vagas e ávido jogador de videojogos. Acredito na verdade, transparência e integridade, valores que me fizeram identificar com o Fumaça, onde ajudo com a parte informática.

Ajudaram a construir o Fumaça:

Ana Freitas, Diana Carvalho, Frederico Raposo, Pedro Zuzarte, Pedro Cardoso e Tomás Pereira.

Transparência

O Fumaça é um projeto de media independente financiado por donativos individuais e bolsas de jornalismo entregues por fundações. Não disponibilizamos espaço publicitário.

Gastos em 2018: ver aqui
Gastos e contribuições em 2019: ver aqui
Gastos e contribuições em 2020: ver aqui

Orçamento para 2021: ver aqui
Gastos e contribuições em 2021: ver aqui

Estatuto Editorial

Fumaça é um projeto de informação online que aprofunda os problemas mais estruturantes da sociedade portuguesa e global. Quer explicar os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam a vida da sociedade em que vivemos.

Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente que não se submete a organizações partidárias, religiosas, económicas, financeiras, desportivas, culturais ou sociais, nem às suas agendas.

Fumaça quer escrutinar a Democracia, questionando as decisões políticas de quem é nomeado ou se faz eleger, procurando fiscalizar e responsabilizar as suas ações.

Fumaça quer ouvir representadas e representados, especialmente as camadas da população que têm menos voz. Fumaça quer expor, contextualizar e perceber as suas dificuldades e reivindicações.

Fumaça acredita nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e na Constituição da República Portuguesa.

Fumaça cumpre o Código Deontológico do Jornalista e pugna pela sua prática efetiva.

Fumaça considera a Liberdade e a Igualdade princípios fundamentais da vida democrática. Bater-se-á por eles, nomeadamente pela Liberdade de Expressão e de Imprensa.

Fumaça tomará posições públicas sempre que entender que estão em causa princípios basilares da vida democrática.

Fumaça não acredita em jornalismo-espetáculo, baseado no simplismo, em estereótipos e lugares-comuns.

Fumaça rejeita a lógica do entretenimento e do sensacionalismo na informação.

Fumaça não pratica a ditadura da rapidez, do imediatismo e da voracidade da informação sem tempo para ser executada. Da mesma forma, entende que as pessoas devem poder aceder a informação complexa, aprofundável à medida dos seus tempos e interesses.

Fumaça é pela transparência de todo o processo que envolve a prática jornalística e defende que se apresente de forma clara quem faz o quê, como faz e quem financia.

Fumaça distribui-se online via áudio, texto, fotografia, vídeo ou quaisquer outros meios e formatos necessários para contar histórias e disseminar os seus trabalhos.

Quem nos apoia

O Fumaça recebeu quatro bolsas de apoio ao jornalismo independente da Open Society Foundations (OSF). O contrato para a bolsa de novembro de 2021, no valor de 170 mil euros, pode ser consultado aqui. Em novembro de 2020, fevereiro e 2019 e abril de 2018, a OSF doara já 84 mil, 175 mil e 80 mil euros, respetivamente. Esses contratos podem ser lidos aqui, aqui e aqui.

Em março de 2021, o Fumaça recebeu uma segunda bolsa de oito mil euro da RLS, cujo contrato pode ser consultado aqui. O Nuno Viegas tinha recebido em abril de 2020 uma bolsa de oito mil euros da Rosa-Luxemburg-Stiftung (RLS). O contrato pode ser consultado aqui. Em junho de 2020, o valor desta foi aumentado em 2500 euros. A adenda pode ser lida aqui.

O Fumaça venceu uma bolsa de dois mil euros atribuída pela ARIS da Planície – Associação para a Promoção da Saúde Mental, para o desenvolvimento de uma reportagem jornalística no âmbito da prevenção do suicídio, em março de 2020. O contrato pode ser consultado aqui.

Em fevereiro de 2020, a Margarida David Cardoso recebeu uma das cinco Bolsas de Jornalismo 2020 atribuída pelo Sindicato dos Jornalistas e a farmacêutica Roche, para financiar essa mesma reportagem, também no valor de dois mil euros. O valor foi entregue sem um contrato a reger a sua utilização.

O Pedro Miguel Santos foi um dos dez vencedores da primeira edição das Bolsas de Investigação Jornalística, instituídas pela Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 17 mil euros. O contrato de abril de 2018 pode ser lido aqui.

Esta bolsas irão garantir a sustentabilidade da atual redação do Fumaça até 2023 sendo o objetivo alcançar a sustentabilidade através de contribuições individuais de quem ouve, vê ou lê os nossos trabalho até lá.

Neste momento, já cerca de 1500 pessoas contribuem mensalmente para que o Fumaça exista. Contribui aqui para fazeres parte da nossa comunidade.

Apoiantes

João Pais, Ricardo Marvão, Guilherme Grijó Pires, João Pedro Rocha Pais, Noémia Lemos Costa, Mário Rui André, Rui Mascarenhas, David Santos, Natália Silva, Vasco Sá Pinto, Pedro Medeiros, Beatriz Rebelo, José Manuel N. Azevedo, Henrique Ribeiro, João Martins, André Pipa, Diogo Cardoso, Maria João Pires, Jorge Félix Cardoso, André Fernandes, Pedro Treno, José Cortez, Rafaela Cortez, João Costa, Bruno Guerra Cunha, Filipe Peças Correia, Jorge Simões, Marta Cardoso, Bruno Horta, André Góis, António Matos, Sérgio Santos, Nelson Almeida Caetano, Luís Alcatrão, Filomeno Alves Pires de Santos, Bruno Silva, Diogo Agostinho, João Vasco Gama, Orlando Silva, Ramos Abreu, Hélder Pinto, Isabel Pina, Mafalda Maia, Daniel Araújo, João Sardinha, Rafael Simões, Miguel Delgado, Ângela Picão, João Apolinário, Gabriel Poça, Diogo Guerra, Diogo Vila Viçosa, Filipe R. Portela, José Luís Pereira, Afonso Tsukamoto, João Reis, José Miguel Ribeiro Ferreira Gama, Maria Ivone Teixeira Pereira de Melo Ferreira, Ana Freitas, Joana Bértholo, RCBugman, Luís Moura, Henrique Moniz, Rui Martins, João Antão, Filipe Guerra, FC, Vasco Sá Pinto, Rodolfo Santos Rodrigues, Andreia Silva, André Filipe Vasconcelos Matinhas, Sofia Cordeiro, Bruno, João Francisco Gomes de Pinho, Guida Veiga, Marta Gutierres, Pedro Godinho, Fábio Botelho, Gil Penha-Lopes, Joel de Oliveira Vasco, Hugo Correia, Artur Rocha, Pedro Durão, Ana Far, Joyce Cardoso, António Sérgio Caetano Couto e Costa, João Antunes, José Miguel Pereira, Selma, Carla Costa, Carlos Ribeiro, Tiago Neves, João Gabriel Caia, Bernardo do Vale Caria, Rui Miguel Godinho, Paulo Fonseca, Ricardo Roseiro, Tiago Neves, Renato Marques, João Dinis, Alexandre Gonçalves, Sara Mesquita, Marta, João Curado, Pedro Castro, Carla Jesus, Rodrigo Subtil, Andreia Albernaz Valente, João Portela, João Henriques, André João Maurício Leitão de Valle Wemans, Rui Samões Lopes, Manuel Rego, Luciano, Adriana Correia, Ana Pereira, Tomás Félix, Leonor Fernandes, Filipe Vilaça, Pedro Lourenço, Filipe Cerqueira, Jasmim Bettencourt, Vulus, João Peixoto, Ricardo Silva, Sara Pires, André Nóbrega, Diogo Melo, Pedro Rebelo, Gonçalo Ferreira, André, Teresa Raposo, Tiago Custódio, Mafalda Maia, Ricardo Teixeira, Nuno Lages, Filipe Vaz, Duarte Miranda, Ana Queijo, Patrícia Serrano Gonçalves, João I. P. Lestro, David Domingues, Diogo Lopes, Tiago André Teixeira, André Faria Silva, Helena Vidago, Joana Dias, Ana Gomes, João Sevilhano, Bruno Teixeira, Rui Pacheco, Patrícia Marta, Andreia Alexandra Simões Lopes Barreira, David Tanganho, Diogo Constantino, Henrique Taveira Couto Guedes Vasconcelos, Ana Rita Trindade Osório de Carvalho, Ana Lopes, Nuno Almeida, Hugo Correia, Pedro Belchior, Flávia Violante, Sérgio Bessa, Hugo Henrique Macedo, Eduardo Ferreira, Ana Lopes, Paula Andrade, Ricardo Vilhena, David Dias, Nuno Costa, Luís Campos, Carlos Fragateiro, Nuno Miguel Pestana Guerra, João Gomes, Ricardo Pereira, João Jaime, João Pinho, Ana Lopes, Edgar Pereira, Philipp Hofmann, Frederico Duarte, Paulo Pedroso, Francisco Pitrez Lopes Marques Ferreira, Guilherme Pires, David Bento, João Costa, Telmo Albernaz, Krystel Leal, Joana Catarina Martins Pereira Torres, Rui Miguel Machado Fernandes, Jorge Kimbamba, Jorge Mendes, Adam Mahler, Carolina Isabel Martins Duarte, Filipa Cruz, André Rosa, Tomás Júdice, Rita Ubaldo, Carolina Sequeira, Deolinda Tavares, João Sousa Fialho, Tomás Anjos Barão, Tiago Rosa, Luís Marquez, Fernanda Fragateiro, Anna Klobucka, Gonçalo Murteira Machado Monteiro, Wippy, Maria Batalha, Pedro Mendes, Teresa Fernandes, Susana Beirão, João Carlos Teixeira, Mário Rui André, Tiago Ramalho, Ana Isabel Cruz Martins da Silva, Nuno Nogueira, Francisco Azevedo, Sérgio Esperancinha, Fábio Rodrigues, Cristiana Capitão, André Lima, Carlos Palma Teresa Pires, Francisco Oliveira Neves, Joana Ribeiro, António Cardoso, DAF Cunha Vaz, Aline Flor, Marvin Bündtenweg, Carlos Rodrigues, Diana Lourenço Saturnino, Filipe Barbosa, Diogo Nunes, Ricardo Paco, Miguel Paiva, João Carlos Pacheco, Francisco Queimadela, Nuno Gomes, Ismael Vilas Boas, Rodrigo Silvestre Pereira, Lucas Duarte Teixeira do Nascimento Faria, Vasco Caetano, Daniella Figueiredo, Pedro Eduardo Nata Verde Pinho, Miguel Fernandes Duarte, João Pagaimo, Pedro Santos, Elsa Quintas Francisco, Armando Pinto, Carlos de Magalhães Lima, Francisco Saraiva, Luís Ribeiro, Rui Mendes, Veronique Pipa, Rui Camposinhos, Mariana Ricca, Duarte C., Jéssica Rocha, Ruben Martins, Mafalda Pinto, Tiago Costa, João Valente, Maria Gonçalves, Leonardo Silva, Ricardo Regalado, Paulo Coutinho, José Silva, Frederico Magueta, Ricardo André Pereira Lima, Pedro Guilherme-Moreira, Miguel Clara Vasconcelos, Maria Cordeiro, Alice Gama, Rita Gaspar, Romeu Amado, Joana Correia, Guilherme Cartaxo, Miguel Pinheiro, João Fitas, Rui Miguel, Rita Neto, Miguel Lamela, Gonçalo Preto, Pedro Gonçalves, Gabriel Esteves, Beatriz Vinagre, Jorge Oliveira, Bruno Machado, Sérgio Borges, André Alves, Leandro Machado, João Amaro, Joana Estrela, Vitor Salvador, Carolina Martins, Vitor Pereira, Inês Cisneiros, Beatriz Duarte, Francisco Oliveira e Silva, Tiago Neto, Teresa Santos. Francisca Vasconcelos, Babliabli, Ana Isabel Reis, Rui Passos Rocha, Paula Cabeçadas, Inês Marques Pereira, Tiago Freitas, Mariana Gonçalves, Leonardo Rodrigues, Ricardo Oliveira, João Salvado, Filipe Gonçalves, Filipe Crespo, Flávia Monteiro de Sousa, Oh Nim, Tomás Pereira, Pedro Tairum Silva, Mariana Tomé Correia, Maria José Afonso, Andreia Barbosa, Miguel Soares, Jorge Martins, Rita Pereira, Guilherme Penedo, Luísa Freitas, Verónica Silva, Teresa Carvalheira, Jonathan Silva, Fernando Giestas, Lara Carvalho, João Entresede, Sara Moreira de Azevedo, Ana Gomes, Fernando Amaral, Julie Belião, Ana Filipa Gomes, Jacinto Gomes, Sofia Estudante, André Balças, Miguel Vicente, Pedro Tojal, Henrique Mata, Rui Dinis, Marta Luis Lobo, Marta Correia, Luís Gonçalves, Ricardo Soares Pinto, Francisco, Francisco Biscainho, Marta Melo, Frederico Monteiro, Luis Mah, Rafael Galrito, Mariana Teixeira, Gabriel Maciel, Luís Costa, Vanessa Gonçalves, Cristina Almeida, Patrícia Santos Pedrosa, João Afonso, Monique Ferreira, Diogo Silva, Pedro Dipe, Luís Neto, André Abreu, Paulo Bianchi Candeias, Inês Seixas, Eduardo Ferreira, Pedro Fonseca, Susana Freitas, Filipa Marques, Marta Saraiva, Manuel Neves Alves Ribeiro, Filipa Corte Real, Diogo Leitão, Nuno Costa, Rita Carvalho, Miguel Gama, Luís Brandão, Ricardo Garcia, Boa Fé, Reflorestar Portugal, João Teixeira, Teresa Violante, Marta Caeiro, Nelson Chantre, Zé Pedro, Maria Inês Amaro de Oliveira, Isabel Tootill, Inês Gomes, Rodrigo Selada, Maria Faustina, Miguel Jerónimo, Paulo Martins, André Pires, Eduardo Dinis, João Carlos Gomes Ribeiro, Hélia Veríssimo, Simão Afonso, Sérgio Bessa, João Inácio, Isabel Dias, Vitor Filipe, Sofia Oliveira, António Pedro, Melu Rodrigues, José António Moreira, João Carlos Silva, Francisco Freire, João Crispim, Pedro Ramos, João Duarte, Jorge Lobo, Dinis A., Mariana Marques da Silva, José Rua, Miguel Gil Marques, Luís Barbosa, Inês Amorim, Daniel Pais, Rui Guerra, Pedro Faria, João Manoel, Ivo Gomes, Pedro Ferreira dos Santos, Fernando Capela, Ana Paula Almeida Amaro das Neves, João Raimundo, Rodrigo Almeida, Ana Almeida, João Rodrigues, Nuno Reis, Ana Pereira, Tomás Sotomaior, Raquel Guimarães, Paulo Cavaleiro, Carolina Alves, Susana Peralta, Inês Teixeira, Edgar Domingues, Paulo Barcelos, Ana Rebelo da Silva, Maria Antónia Silva, Sérgio Castro, Pedro Oliveira, Rosa Cabecinhas, Michelle Rebelo, Daniela Oliveira, Bianca Santo, Teresa Pedro, Luís Roma Pires, Miguel Carapeto, Luísa Aguiar, Filipa Coutinho, Ana Riscado, Pedro Abreu, Mia Negrão, Catarina Oliveira Paulo, Paulo Ferreira, Andreia Sousa, Diogo Monteiro, Pedro Pedrosa, Tiago Martins da Silva, Henrique Portela, Marcelo Marques, Mariana Neves, Ana Isabel Mota, Vera Reis, Maria Ferreira, Natércia Coimbra, Catarina Ribeiro, Margarida Ralha, Rafael Polónia, Inês Sofia Miranda Pereira, Manuel Mosteias, Bárbara Rosa, Jorge Pinto, Bárbara Martins, C. Miguel Ferreira, André Reis, Miguel Rodrigues, Francisco Re., Duarte Nuno, Rita Quelhas da Costa, Diogo Almeida, Diogo Carvalheira, Emanuel Saramago, Rui Tomaz, Maria Jesus, Bárbara Cruzeiro, Bernardo Vidal, Joana Filipe, Fábio Novais da Silva, Inês Gusman, Maria ReisRicard, Clara Soares, Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo Macedo, José Sousa, Cátia Henriques, Ana Isabel Ribeiro Marques Marques, Pedro Vasco Vieira, Pedro Homero, Marta Martins, Ricardo Carvalho, Fábio Videira Santos, Antonio Curado, Hugo Raposo, Fernando Craveira, Miguel Carvalho, Inês Sampaio Soeiro, Helena Pato, Teresa Ferreira, Adérito Araújo, António Torres, Nuno Agostinho, Abílio Marques Afonso, Sara Silva, Francisco Sequeira, Inês Valente, Joana Passos Ribeiro, Sandra Marinho, Nuno Madeira, Ricardo Barroso, Raquel Nunes, José Dias, Cristina Andrade, Pedro Monteiro, Francisco Frutoso, Diogo Marques, Luísa Raquel Ribeiro, Inês Mourão Dias, Caio Silva, Francisco Correia, Guilherme Rodrigues, Maria, Manuel Rola, José Alberto Rio Fernandes, Teresa Lorena Machado, Rosanna Fiorella, Sara Pais, Teresa Sousa, Francisco Ribeiro, João Venâncio, José Carlos Abrantes, Rui Carvalho, António Pedro Pereira, Nuno Viegas, Alexandre Freitas, André Morais, Sandra Aresta, Pedro Melo, Luana Cunha Ferreira, Diogo Cera, Mário Costa, Andreia Esteves, Filipa Ferreira, Pedro Coelho Silva, Pedro Miguéns, Gil Gonçalves, Fernando Messias, Nuno Mexa, Cristina Marques da Silva, Rui Sá Frias, Disa Palma, Da Russo, Ana Ganho, Teresa Almeida, Ana Poças, Mariana Reboleira, João Sousa, Carolina Carvalho, José Costa, André Morais, Eduardo Dinis, Francisco Sampaio, António Bastias, Nuno Almeida, Ricardo Santos, Manuel Poinha, Luís Filipe, Rui Silva, Mariana Gomes, Ana Campos, Miguel Martinho, Ricardo Sousa, Luís Gregório, Rúben Enes, Bárbara Carmo Ferreira, Dima Mohammed, Joana Maria Dionísio, Sofia Silva, Maria Carvalho, Inês Correia, António Esteves, Cristina Mendes, Ana Amado, Maria Filomena Caxias, Daniela Paulo, João Silva, Inês Melo, André Coelho, Sara Domingues, Gabriela Maciel, Hugo Curado, Ricardo Nabais, Carla Simões, Filipe Casimiro, Tiago Oliveira, Raquel Jacob, Diogo Bessa, Nuno Garcia, Sérgio Rodrigues, Verónica Abreu, Fernanda Câncio, Sílvia Lourenço, Cristina Vilão, Tiago Serra, Vicente Canhoto, Jorge Vilela, Filipe Fuertes, Miguel Duarte, Ana Luísa Barbosa, Francisco Faustino, Isidro Coelho, ccal, Tiago Jorge Pina, Paulo Fernandes, Francisca Teixeira, Hugo Silveira, Bruno Correia, Luís Matos, Irina Gomes, João Tibério, Rute Correia, Tiago Teodoro, Luís Paulo Valente, Lara Longle, Daniel Santos, Beatriz Ribeiro, Tiago Brigido, Diogo S. Figueira, Vitor Rodrigues, Andreia Sá, Catarina Pinheiro, Rodrigo Amaro e Silva, Pedro Francisco Nascimento Pato, Francisco Mouta Rúbio, Jorge Diogo, André Santos, Miguel Fowke Quintas, Jaime Pereira, Filipa Cordeiro, Isabella de Brito, Mariana Violante, Guilherme Pires, Miriam Sabjaly, Nuno Amaral Jorge, José Carlos Correia, Bruna Gomes, Lara Silva, João Moreira de Campos, Sara Figueiredo Costa, Diogo Rebelo, Revista Libertária, Hugo Gomes, Tânia Baptista, Manuel Rodrigues, Clara Amorim, Rita Scapinakis Serrão, Guilherme Oliveira e Costa, Tiago Grácio, Luís Castro, Mariana Ferreira, Rita Gutierrez, Ângela Mendes, Ricardo Proença, José Guilherme Marques, Helena Cardana, Diogo Vasconcelos, Rita Grilo, Ana Rita Antunes, Sara Dourado, Leonor Gandra Pinho, Joana Santos, Tiago Almeida, Rita Portugal, David Francisco, João Monney Paiva, Martim Portal, André Aires, Eugénia Correia, João Saraiva, Pedro Costa, Joana Oliveira, Ana Forjaz, João Batalha, Henrique Gonçalves, Artur Silva, MAZE, Paulo Alexandre Reis Rodrigues, Mariana Vareta, Luís Filipe Evangelista, João Neca, João Albuquerque, Sónia Teles, Filipe Matos, Inês Alves, Sílvia Lourenço, José Pedro Fernandes, Pedro Ferreira, Sara Ramos, Filipe Silva, Cândido Almeida, Vera Tavares, Diogo André Moreira, Denis Gence, Vanessa Careta, Paulo Cunha, Pedro Gaspar, Samuel Pimenta, Rui Silva, António Vieira, José Matos, Pedro Saurus, Vera Arandas, André Costa, Leonardo Espada, Anwen Mango, Fernando Sousa, João Leal, Sara Leite, Inês Telles, Vanda Paiva, Liliana Veiga, Carlos Santos, Tânia Russo, Catarina Medeiros, Pedro Daniel Ferreira, Cláudio Carvalho, António Alves, Pedro FV, Marta Silva, Luísa Alvão, Gonçalo Melo, Miguel Duarte, Miguel Diogo, Joana Borda d’Água, Carolina da Gama Lobo Lopes Rodrigues, Carolina, André Filipe Coelho, João Brás, Maria Carolina Montelobo, João Pedro Silva, Margarida Brotas, João Freitas, Rita Serrão, Gabriel Carvalho, Diana Barbosa, Célia Ribeiro, Eleonora Causin, Diana Mira, Ricardo Belchior, Isabel Atalaia, Paulo Silva, Carlos Bernardo, Ana Martins, Inês Silva, Beatriz Merouço, Pedro Duarte Neves Pereira, Fábio Monteiro, Julia Schindler, Francisco Carvalho, Delfim Batista, Maria Teresa Serrenho, Nuno Correia, Diogo José, Edite Figueiras, Catarina Feijão, João Sousa, Luís Fonseca, Victor Ferreira, Jorge Marcedo, Maria Inês Gameiro, Filipe Marques, Thomas Verheij, Paulo Cardoso, Armando Gonçalves, Marta Manaças, João Arnaud, João Boura, Pedro Luís Ramos, Marta Vidal, Vasco Cruz, Adriana Ratão de Carvalho, João Costa Pedro, Fernando Santos, Carolina Cardoso, Nicole Guerra, Teresa Santos, Ramón Fidalgo, Pedro Nora, Marisa Torres da Silva, André Duarte, Pedro Castro, Luís Pereira, João Alves, Luisa Alvares, Miguel Simões, Rodrigo Graça, Diana Oliveira, Hélder Rocha, Quaiela Costa, Mauro Matine, Catherine F, Nuno Louro, Francisco Cardoso, Francisca Cardoso, Mauro Alberto, Madalena Carvalho, António Leite, Bruno Quelhas, José Abreu, André Bravo Ferreira, Inês Devezas, Tiago Marques, João Vasconcelos, João Francisco Caeiro, João Meneses, Francisco Venes, Rita Carvalho, Paula Melo, Clara Junqueira, Francisco Guerreiro, Elisabete Paiva, Carlos Vilaça, Paulo Silva, Beatriz Martins, Rita Onofre Navarro, Tiago Rechau, António Neto, Pedro Gouveia, Custódio Alexandre Rodrigues, Sidónio Filipe, Luzia Ferreira, Eduardo Santos, Didier Alexandre, José Carlos Vieira, Filipa Antónia Barata de Araújo, André Pinheiro, Catarina Leandro, José Pinto Nogueira, Vítor Amador, Francisca Sottomayor, Nuno Nunes, Miguel Vasques, Ana Luísa Rodrigues, Mafalda Ramos, Joana Teixeira, Daniela Moreno da Costa, Adolfo Serrão, Patrícia Simões, João Matos, Ana Queijo, Ana Pinheiro, Francisca Passos, Cristina Silva, Raquel Curto, Cristina Almeida, Hélio Carvalho, André Crespo, Ana Correia, Gonçalo Gonçalves, Mariana Bettencourt, Catarina Magalhães, Valério Cabrito, Margarida Pagaimo, esquisito, Euclides Machado Teca, Gonçalo Pestana, Mariana Luísa Santos, João Pereira, Joana Domingues, Diogo Cardoso, Carolina Amado, Hugo Agostinho, Marta Santos, André Filipe Francisquinho, Rita Inverno, Renato Baptista, Pedro Figueira, Rogério Sousa, Duarte Lisboa, Rui Bernardo e SIlva Salvador, Micael Coelho, Jessica Verheij, André Filipe Silva Campaniço, Rita Miguel, João Ramos, Sara Costa, Marta Alves, José Augusto Duarte, Inês Santos, Filipe Vieira, Dinis Costa, Mariana Gomes, Ema Braga, Filipe Vieira, Dinis Costa, Mateus Carvalho, Daniela Pinto, Teresa Antunes Cardoso, Marta Andrade, José Durão, Rui Lima, Daniel Reifferscheid, Ana Rita Santos Cruz, Inês Costa, Orizanda Peixoto, Leonor Parente, Ana Brás, Mariana Riquito, João Silva, Afonso Patinhas, Catarina Carreira, Raquel Martins, Maria Machado, Gilberto Gouveia, Márcio Barros, Virgínia Valente, Claudia Vale da Silva, Beatriz Pinto, André Tenente, Miguel Romisio, Marta Moura, Francisca Sousa, Marta Pereira, Joana Pereirinha, Isabel Ribeiro, Joana Barreira, Rita Marques, António Sousa, Guilherme Trindade, Diogo Machado, Tiago Gama, Jaqueline Arashida, João Duarte, Liliana Veiga, André Pereira, Ana Gonçalves, David Moura, João Ramos, Juliana Mateus, Maria Goreti Paiva Gomes de Sousa, João Cerqueira, Sara Machado, José Consiglieri Pedroso, Ana Pinho, Rafaela Aleixo, Teresa Nunes, Ana Estêvão, Edgar Rodrigues, Mafalda Maurício, Rita Silva, Catarina Cruz, João Duarte, Filipa Santos, Eduardo Santos, Ricardo Gonçalves, Fernando Morais, Filipa Almeida, Ângela Veiga, Rita Graça, Pedro Almada, Cláudia Leonardo, Samuel Gil, Marco Gomes, Maria João Samúdio, Filipa Lopes, Sara Sarmento, Rita Santos, Joana Costa Santos, André Sirgado, Gonçalo Aires, Sara Mateus, José Henriques, Tomás Saraiva, Catarina Pinto, Sofia Grilo, Eva Monteiro, Luís Costa, Catarina Costa, José Soeiro, Ricardo Lafuente, Catarina Leal, Hugo Paula, Ricardo Castro, Kaka, Sara Bernardino, Eduardo Pinto de Sousa, Joana Aniceto, Cátia Martins, Duarte Gomes, Fado Bicha, Pedro Coquenão, Andreia Magalhães, Ana Clara Oliveira, Gonçalo Domingos, Catarina Reis, Elisabete Cruz, Nuno Miguel Tavares, Ana Guedes, Marina Rei, Alexandre Figueiredo, Frederica Cerqueira, Sérgio Nunes, Daniel Borges, Ricardo Godinho, Maria Bibas, Rodrigo Rufino, José Cordeiro, Ciprian Tothazan, Miguel Ambrósio, Paulo Batista, Margarida Alpuim, Guilherme Farinha, Joana Miranda, José Pereira, Sara Miguens, Daniel Carapau, Débora Bedeschi, Ana Freitas, Mariana Évora, Maria da Purificação Pinto de Morais, José Furtado, Marlene Amaral, Catarina Fernandes, Miguel Sozinho Ramalho, Luis Quelhas Valente, Inês Marques Bastos, Pedro Pereira, Raquel Pais, João Pedro Fonseca, Alexandra Santos, Luís Melo, Rita Tomás, Sofia Simões, Mafalda Baptista, Ana Gomes, Susana Pimpão, Susana Cunha, Gonçalo Cruz, Ana Domingos, Gonçalo Pereira, Rita Gomes, Francisca Aguiar, Pedro Cruz, Margarida, Catarina Cabral, Cristiana Umbelino, Hugo Laranjeira, Catarina Lourenço, Filipe Cadete, Flávia Rebeca Mendonça Rodrigues, Hugo Magalhães, Rodrigo Candeias, Bruno Gomes, André Silva, João Abreu, Marlene Sousa, João Figueiredo, Helena Loução, Leonor Albuquerque Amaral, Rafael Aragão Rodrigues, Miguel Ferreira, Patrícia Pinheiro, Cristiana Silva, Luís Medeiros, Marília Laranjeira, Mafalda Sofia Martins, Francisco Cardoso, Diana Reis, Nuno Lima, Nuno Lopes, Ricardo Barahona, André Castro, Joana Martins, João Lopes, Francisco Sezinando, Vera Costa, Diogo Silva, Ricardo Leal, Ana Maria Lorena, Nuno Neto, Luís Santos, Tiago Moniz, Diogo Rodrigues, Luís Luz, João Jesus, Ana Bordalo, Inês Pinheiro, Ana Palma, Maria João Coelho, Filipe Carmo Ferreira, Carla Baptista, Luis Salzedas, Marline Pereira, Miguel Noite, Angela Martins, Frederico Raposo, Rodolfo Rito, Sandra, Pedro Espírito Santo, Marco Rocha, Tiago Filipe Brantuas Pontes de Sousa, Diogo, Joana Pereira, Guilherme Mesquita, João Reis, João Milagre, Jaime Pereira, Salvador Antunes, Clara Rolo, Ana Cardoso, Adriana Leal, João Amorim, João Veloso, Sara Gaspar, Pedro Neves, Rita Miranda, Nidia Rolino, Mário Costa, Verónica Salgado de Gomes, Suzana Neves, Pedro Morgado, Carolina Narciso Ferreira, Maria Ana Freitas, João Canto Lagido, Ana Afonso, Huanna Viana, Carlos Duque, Júlia Cunha, Isabel Regadas, Isabel Vermelho, Mário Bastos, João Reis, António Ferraz, Carmo Cardoso, Calado Amado, Paulo Ruivo, Inês Pedrosa, Catarina Salvado, Rui Pina, Gabriel Candal, Marcolino Fritz Vilaça Vilaca, Inês Charro, Fernando Maximiano Vicente, Maria Martins, Ana Domingues, Marlene Ribeiro, Henrique Cabrita, Paula Sequeiros, Gustavo Sá, Tiago Rita, Andoni Santos, José Serpa, Paulo Neves, João Barbosa, Carlos Gordo, André Matos, Cristina Manteigas, Ana Marta Félix Ribeiro, Mariana Rydin, Marta Madeira, Miguel Guerreiro, Ricardo Martins, Galaró family, Jorge Sousa, César Cota, José Amaral, Francisco Duarte, Cíntia Pereira, Sérgio Catalão, Mariana Figueiredo, José Barros, António Valentim, Adriana Aguiar Aparício Fogel, Dinis Areias, Rui Oliveira, Sílvia Amaral, Nuno Lopes, Ana André, Ricardo Medina, António Manuel Gomes, Ana Marisa Vieira, Rocio Hidalgo, Fernanda Feijão, Margarida Fernandes, Luísa Rego, Luís Pereira, José Maria Lobo Antunes, Luísa Brito, António Lapa, Ricardo Chambel, Luís Ramalho, Luís Alves, João Cintra, Ana Álvares, Paula Simões, Miguel Santos, Guilherme Valente, Pedro Gonçalves, José António Félix, Filipe Leitão, Mariana Ferreira, Ricardo Cardoso, Pedro Santos, Vanessa Aires, Ana Neves, Ana Jacinta Abreu, Jørgen Carling, João Cruz, Miguel Zilhão, Joana Teixeira, Filipe Martins, António Moura, Daniel Martins, Tiago Barreiro, Paulo Cunha-Matos, Renato Viana, Rodrigo Silva, Soraia Fernandes, Diogo Monteiro, Maria Reis Rocha, Joana Vieira, André Silva, Tomás Correia Sousa, Afonso Martins, Ana Reis, Ricardo Rodrigues, Nuno Curado, Rita Martins, José Cardinho, Carla Costa, Rita Ramalho, Carlos Barros, Helena Amante, Phoebe Guerreiro, Ana Margarida Barrela da Cunha Rolaça, Eunice Pratas, Mathias Eistrup, Inês Pires, Sérgio Ferreira, João Mak, Ricardo Baptista, Mónica Santos, Tiago Dias dos Santos, Matilde Andrade, João Morais, Sabina Castro, Hugo Lopes, Camila Cameira, Maria Caldeira, Bruno Amaral, Fábio Ferreira, Ana Rita Faria, Rui Braga, Filipe Carvalho, Lígia Violas, Patricia Cardoso, Betty Silva, Eduardo Eloy, Ana Buchadas, Tiago Azevedo, Catarina Gertrudes, Luís Barros, João Martins, Liliana Matias de Carvalho, Catarina Branco, Paulo Pais, José Eduardo Chantre Nunes de Sousa, Paulo Moniz, Joana Oliveira, Veronique Lerch, Ana Madeira, Daniel Leandro, Ana Castanho, João Moita, Francisco Azevedo, Márcia Oliveira, Sofia Carvalho, Rafael Fernando Beijinho do Rosário, Nuno Neves, Filipe Henriques, Tiago Matos, MANNA Porto, SSA, João Ferreira, Inês Sá Couto, Carla Susana Ferreira Ribeiro, Edgar, Paula Carvalho, Marc Parchow, Maria Dentinho, Bernardo Machado Cruz, Mafalda Silva, Teresa Campos, Hugo Meneses, Pedro Patarelo, Inês Rodrigues, Ana Lopes, Daniel Silva, Maria Carvalhinha, Miguel Rolo, Carolina Santos, Pedro Andrade, Tiago Fernandes, Inês Melo Sampaio, Juan Rachadell, Joana Flores, Carolina, Catarina Niza, José Carlos Correia, Rita Martins Melides, Nuno Miguel Leal, Tiago Louro Alves, Pedro Diogo, P. Miranda, Bruno Maia, Liliana Almeida, Laura Green, Leonor Canadas, Sofia Pereira Barbeiro, Mariana Sousa Santos, Paulo Fraga, Joana, Maria Carneiro, José Alberto Rego de Torres, Maria do Rosário Pestana, Joaquim Apelido, Isabel Maria Ramos, Defensor Moura, JF Santos, Rui Vieiro, Rita Pereira, Toze Vieira, Gabriel Mendes, Maria Fernanda da Mendes, Maria da Graça Santa-Bárbara, Luís Carapeto, Belmira Gago da Câmara, Jorge Camara, Maria Sousa, Manuela Matos de Sousa, Ernani Balsa, David Iguaz, Manuela Vasconcelos, Ana Cortes, João Silva, Afonso Borges, Luís Gomes, Rosa Maria Tomás, Matilde Jézéquel, João Amorim, Marta Maria Goucha Costa, Ricardo Gomes, Francisca Costa, João Labrincha, Mariana Pinto, Inês Nunes e Sofia Bernardo Grilo, André da Costa Almeida, Francisco Brito, Débora Kin, José Gustavo Freitas, Liliana Gomes, Maria Raquel Gaudêncio, Emanuel Saramago, Uriel Cordas, Inês Cardoso, Olívia Santos, Isabel Barreiros, Luís Castelo, Ana Gonçalves, Priscila Gomes, Sofia Guichard, Raquel Catalão, Laura Vilaça, Luciana Maruta, Ana Begonha, Helena Andrade, Maria de Fátima Medeiros Batista, Ana Gonçalves, Ricardo Silva, Óscar Rodrigues, Paul Vieira, Luis Confraria, Matilde Nina, Ricardo Dias, António Fernando Vasconcelos Cunha, Maria João de Sousa, Nuno Batalha, Jannah van Slooten, Nuno Miguel Teixeira, Hugo Silva, João Gomes, Joana Rodrigues, Tiago Rodrigues da Costa, Diogo Antunes Gonçalves, Carla Sousa, Afonso Pires, David Simões, Rita Mota, Margarida Alves, Germino Neves, Maria da Luz Fialho, Rui Braga, Fátima Silva, Filipe Cardoso, Silvana Miranda, Cristina Mendonça, Filipe Carneiro, Inês Garcia, João Bravo Dias, Marco Alves, João Leitão, Diogo Oliveira, Melania Calatozzolo, Catarina Pereira, Daniel Fonseca, Rute Ramos, Márcia Pacheco, Sofia Gomes, Frederico Rocha, Fábio Cabral, Miguel Franco, Margarida Silva, Gonçalo Passinhas, Inês Medalha Afonso, Maria A., Carolina Macedo dos Santos, Pedro Nogueira, Sérgio Engrácia, Rita Henriques, Inês Amaral, Inês Nascimento Rodrigues, Pedro Marques, Mariana Barros, Ricardo Matias, Margarida Rendeiro, Pedro Lito, Eliane Marques, Francisco Amorim, Denise Centeno, Francisca Costa, Adriana Soares, Tomás Pires, Mariana Mesquita, Sofia Simões, Rita Patacas, Maria Inês Viana, Mário Salgueiro, Luís Matos, Sofia Cruz, Ana Estêvão, Sérgio Palma, Diogo Pio, João França, Joaquim Resende, Hugo Cardoso, Maria Brito, João Gil, Filipe Trocado Ferreira, Nuno Moreira, Nuno Fonseca, João Lopes, João Campos, Catarina Monteiro, José Silva, Francisco Lucas, Afonso Ramalho, Carolina Monteiro, Rafael Lomba, João Carlos Teixeira, Maria da Ruivo, Pedro Torres, Adriana Azevedo, Rui Costa, Pedro Gama, Cristina Roldão, Daniel Pinho, Sara Spencer, Rita Santos, Inês Rothes, Beatriz Malveiro, Maria Reis, Joana Moreira, Jorge Tomé, David Calão, Gonçalo Santos, Bernardo Fernandes, Joana Ortiz, João Fernandes, Diogo Faro, Tiago Ferreira, Inês Estevão, Luís Martins, Inês Oliveira, Gonçalo Pereira, Benjamin Nunes, Ana Ramos, Ricardino Gomes, André Gomes, Raquel Oliveira, Hugo Silva, Maria Guedes, Eva Nave, Elisabete Nascimento, Nicolas Blanc, Paulo Gomes, Celestina Silva, João Santos, Cristina Braga, João Pereira, Marco Cunha, Diogo Pinhal, João Barroso, João Gomes, Dora Simões, Vanda Fernandes, Beatriz, Jozé Pedro, Bruno Andrónico, Carolina Pereira, Afonso Mendonça, Luís Jacinto, João Zorro, Filipa Otero, Sandra Rodrigues, João Morgado, João Chitas, Ivo Rosa, Camila Nobrega, Tiago Moreira Ramalho, Rui Santos, Matilde Trigueiros, Ana Lopes, Portugal Livre, Ana Sofia Alcaide, Nuno Vilar, Ana Rosado, André Peres Dias, Pedro L, Ana Pilar Machado, Joaquim Pedro, Mariana Rodrigues, Pedro B. Ribeiro, Matias de Souza, Ana Silva, José Magro, Tiago Castro Pinto, Daniel Serrano, Paula Meireles, André Lopes, Nádia Morais, Pedro Gandarinho, Ana Faria, Ana Lage, Hugo Carneiro, Pedro Antunes, Rui Pereira, Hugo Sousa, Ana Montes, Filipa Roque, André Martins, Joana Jardim, Pedro Marques, Manuel Carvalho, Luísa Dornelas, Joana Dias da Silva, André Figueiredo, João Marecos, Daniela, Mariana, Vítor Cabral, João Dinis, Paulo Pinto, Da Costa Almeida Samuel Tiago, Francisco Arantes, Maria Nunes, Manuel Maurício, Pedro Vasconcelos, Salma Romero, Inês Veríssimo, Abel Oliveira, Susana Duarte Coroado, Vasco Ferreira, Joana Pina, Vânia Leite, Helena Romão, António, Marlene Siopa, Miguel Mesquita, Pedro Amado, Raquel Azevedo, Bruno Marques, Simoes Vitor, João Mariano, Miguel Santos, Francisco Cunha, Filipe Cavaco, Mariana Pinto dos Santos, Patrícia Rebelo, Joana Ferreira, Ana Estorninho, Carolina Custódio, Diana Bernardes, Daniela Pinho Silva, João Almeida, Maria Alves, Telma Rodrigues, Francisco Santarém, José Azevedo, Luís Gonçalves, Diogo Pinheiro, Ricardo Pereira, Inês Malheiro, Fábio Mota, Renato Palha, João Portilheiro, João Barcia, André Rocha, Daniel Sousa, Gonçalo Dias, José Machado, Fernando Pinto, André Silva, Tiago Sequeira, Nuno Martins, Mafalda Sá, Carlos Figueira, António Soares, Daniel Ferreira, António Silva, João Gonçalves, Francisca Sá, Filipa Subtil, Claraluz Keiser, Aldo Salvetti, Sofia Valente, Cristina, Lúcia Gomes, Nuno Heitor, Mafalda Martins, João Frade, Rui Simões, Pedro Gonçalves, Tomás Soares, Catarina Mota, Rui Moreira, Marta Brito, Miguel Santos, Emanuel Saramago, André Maia, Maria Antonieta, Luís Fernandes, Joana Espírito Santo, Catarina Nobre, Alexandre Fernandes, Beatriz Fernandes, Rita Almeida, André Figueiredo, Eduardo Dias, Pedro Lopes, António Dores, Francisca Moreira, Mário Ferreiro, Leonor Caldeira, Luís Morais, Ricardo Prates, Andreia Carvalho, Maria Ivone Ferreira, Miguel Rocha, Pedro Correia, Pedro Filipe Soares, nmar, Francisco Mouraz, Carmo Calheiros, Bruno Mercês, Catarina Barbosa, Celeste Brito, Miguel Vasconcelos, Vitor Barros, Pedro Fragoso, Francisco Oliveira, Abel Quental, Mário Silva, Tiago R. J. L., Fábio Correia, Vitor Fonseca, Bruno Dinis, Ary Ferreira da Cunha, Diana Barbosa, Joana Coimbra, João Antunes, Inês Sousa, José Sousa, João Ferreira, Catarina Costa, Dima Mohammed, Rita Silva, Vitor Hugo, Nelson Bento, Chasco-preto, João Fanha, Hélder Silva, Sofia Canteiro, Bernardo Monteiro, Francisco Ferreira, Marta Ribeiro, Catarina Alves, Ruben Duarte, Rogerio Moreira, Patrícia Delgado, Rita Brito, Anabela Peixoto, Patrícia Saramago, Hugo Paz, David Salgueiro, Jorge Xavier, Sofia Caseiro, Rúben Gomes, Carlos, Fábio Morgado, Bruno Pereira, José Mendes, Bárbara Rebelo, Sofia Bigares, Pedro Gancho, Dalila Figueiredo, Miguel Martins, Vasco Lima, Henrique Abranches, Rodrigo Brazão, João Azevedo, Vicente Costa, Raquel Soares, André Correia, Ricardo Nunes, Francisco Estrela, Magda Cruz, Camille Salvetti, Natália Cardoso, Vasco Fazendeiro, Raquel Gonzaga, Liliana Valente, Aline Nunes, José Francisco Sousa, Joana Estrela, André Marques, Andreia Constantino, Marguerita Harris de Pina, JF Félix da SIC, Rui Correia, Marta Franco, João R. Daniel, Lino Rodrigues, Tiago Silva, Gisela Pereira, Diana Silva, Ana Sargento, Marta Beja, Joana Manaças, Adriana Macedo, Rui Aires Lêdo, João Reis, Madalena Esteves, Jose Eloy, Pedro Revas, Ana Paula Viegas, Ana Almeida, Matilde Outeiro, Teresa Pinheiro, Tito Rosa, Mariana Carvalho, Beatriz Marques Dias, Pedro Antunes, Angélica Cunha, Leonor Cabrita, Manuel Barbas, Helena Demba, Pedro Machado, Carolina Novo, Tiago Rodrigues, André Mendes, Joana Carvalho, Joanna Copacka, Pedro Ribeiro, Andreia Azevedo Soares, Daniela Santos Silva, André Santos, Patrícia Gil, Maria Eugénia Cotta Álvares, Carolina Lameiro, Carlos Bernardes, Ana Ferreira, Ana Rita Marques, Juliana Senra, Carlos Marques, Leonete Pereira, Tiago Araújo, Mathieu Fleury, Luís Rodrigues, Pedro Sanches, Pedro Frias, Ricardo, Helder Rodrigues, Alexandre Cambóias, Elena Januário, Sara Moita, Sandra Seara Alves, Tiago Almeida, Daniel Resende, Rui Barbosa, Cai Neve Podcast, Inês Godinho, Sofia Franco, Sílvia Pereira, João Soares, Pedro Augusto, José Ruas, Cedric Pimenta, Maria Rodrigues, Maria José de Almeida, Daniel Melim, Mariana Dias da Cunha, Ana Soraia Mendes, José Lázaro, Ana Bulas Cruz, Rui Pires, Ana Marques Maia, Mónica Almeida, Pedro Lopes, Beatriz Dias, Tiago Mota, Ana Narciso, Andro Petani, Teresa Salselas, Miguel Rico, Cláudia Bicho, Ana Bento, Inês Correia, André Pedro Oliveira, João Seabra, Frederico Ferreira da Silva, Mariana Carvalho Baptista, Guilherme Morais, Ana Rita Ribeiro, Tiago Magalhães, Mariana Morais, Ana Patrícia Gomes, Pedro Monteiro, Tiago Figueiredo, Albertino Dias, Alexandre Pinto, José Pedro Ribeiro, Manuel Parreira, Simone Tulumello, Margarida Gonçalves, Inês Curto, Filipa Raimundo, João Oliveira, Sérgio Deuchande, Joana Alvadia, Joana Pestana Lages, Tiago Vieira, Manuel Meruje, Miguel Pereira, Jorge Frias, Rosália Louçano, Jaime Costa, Mafalda Trindade, Tiago, Ana Nunes de Almeida, Miguel Duarte, Fernando Manuel Avila, Paulo Marques, Rodrigo Charrua, Sara Baptista, Jorge Saramago, Luciana Caseiro, Paulo Martins, Eva Romero Vão, Rui Costa Lopes, Armindo Miranda, Ana Serafino, Natércia Rodrigues Lopes, Vítor Lopes, Sara Duarte, Patrícia Rodrigues, Ana Brás, Maria, Sofia de Landerset, Sérgio Carvalho, Sofia Alves, Filipe Barreto, Diogo Magalhães, Liliana Carvalho, Igor Castro, Helena Marques, Luís Sousa, Francisco Lima, Flavio Mocho, Adriana Peixoto, Leandro Ferreira, António José da Silva, Maria José Seixas, António José Gomes Ribeiro, Nicolau Fernandes, Inês Hermenegildo, João Seabra, Mariana Peixoto, Sara Reis, Tiago Garrido, Patrícia Costa, José Couceiro, Helder Espinola, Jorge Pontes, Ricardo Gomes, Francisco Dias, Margarida Fernandes, Vasco Fernandes, Pedro Correia Pereira, Leonor Palmeira, Vasco Sabino, Agostinho Pereira de Miranda, Mariana Dixe, José Duque, Vitor Oliveira, Laura Ferrari Pina, João Neves, José Manuel Pinho, João Marques, Carolina Martins, Leandro Monteiro, Nádia Pereira, Sofia Ferreira, Sofia Maia Silva, Pedro Dias, Dolores Cabral, Clovis Guerreiro, Maria Gil, Bernardino Aranda, Sandra Dias, Pedro Alves, Rita Sousa Pereira, Margarida Fernandes, Filipe Sousa, Luísa Martins, Ana João Santos, Elizabete Silva, Miguel Vale, Raquel Bastos, João Andrade, Marta Azenha, Jorge Rocha, Edwaldo Pegado, Leonor Carneiro, Paula Carneiro, Eduardo Ferreira, Pedro Fragoso, Leonardo Novo, Ruthiel, Nuno Navega, Marta Paragana, Tomás Pires, Filipa Ferreira, Tiago Sampaio, Maria Meneses, Graça Madeira, Rita Costa, Sara Otero, Luís Filipe, Sofia B., M. Aguiar, António Moura, Pedro Fonseca, Ana Nogueira, Alexandra Babo, Andreia Guerreiro, Flávia Mendes, Inês Feio, Miguel Fernandes, Miguel Camponez, Diogo Meireles, Maria Calvo, Bruno Colaço, Luís Cachado, Bruno Ferreira, Paulo Rui Barcelos, João Quaresma, Teresa Mendonça, Ana Rita Carvalho, Diogo Cotta, Ricardo Guerreiro, Domingos Cruz, Bárbara Dias, Susana de Melo, David Vicente, Helena Passos, Manuel Medeiros, Iris Gouveia, Eunice Maia, André Madaleno, Solange Santos, Rita Silva, Antonio Vilela, Rui Correia, Pedro Ruella Ramos, Tiago Cabrita, Ana Gomes, Catarina Demony, Alexandra Martins, Luís, Marta Lemos, Tiago, Daniela Martins, Francisco Noversa, Pedro Paulos, Marta Rodrigues, Pedro Barata, Bruna Fernandes, Inês Rocha, Diogo Rodeiro,Beatriz Tielas, Joana Oliveira, André Santiago, Rodolfo Matos, Rui Aires, Henrique Vieira, Ana, Ricardo Ramos, Joana Fragoso, Andreia Nascimento, Catarina Lima, Raquel Barras, Ricardo B., Carmélio Rodrigues, Ana Reis da Silva, Daniel Carrilho, Leonor de Oliveira, Sónia Padrão, Ana Rita Rodrigues Marques, Carlos Gonçalves, André Morais, João Pereira, Catarina Fernandes, Nuno Ribeiro, Sara Barros Leitão, Cátia Sousa, Francisca Vargas Lopes, Célia Jorge, Joana Basílio, André Bispo, Mafalda Ramos, Paulo Marques, Paulo Andrade, João Pedro Cardoso, Teresa Cameira, Guilherme Moura, Carlota Campos, Fábio Costa, Inês Jorge, Carlos Alberto Marques, Rita Barrela, Oti Fortes, Miguel Celeiro, Bernardo Costa, Rui Claudino, Catarina Lente, Inês Viana, Fred Freitas, Paulo Dias, António Soares, Mariana Dias Nogueira, Maria João Rosa, Joana Afonso, Pedro Gaspar, Ana Gaspar, José Carvalho, Célia Marques, Filipa Correia, Dora Moleiro, Ana Pires, Nuno Pinto, Ana Petronilho, Daniel Gonçalves, Filipa Fialho, Pedro Lomba da Silva, Miguel Teixeira, Helena Gonçalves, Fernando Rôxas, Alexandre Gomes, Patrícia Sá, Fábio Catalão, Margarida Valença, Joana Antunes, Marcelo Teixeira, Hugo Henriques, Aurélie Rosado, Ana Sousa, Miguel Gaspar, Catarina Saraiva, Leonor Mota, Marcos Ramalho, Maria Do Mar Godinho, Ana Pires, Francisco Alves, Cesar Monteiro, Luís Pedro Madeira Rodrigues, Rita Moreira, Ricardo Mendes Nogueira, Guilherme Cardoso, Mário Nzualo, Tomás Bento, Luís Filipe Olival, Pedro Rodrigues, João Josézinho, Nuno Sousa, Eduardo Ferreira, Tiago Salgado, Rafael Oliveira, Inês Sequeira, Catarina Viegas, Beatriz Vieira Cuña, Ana Leite, Luciana Pellegrinelli, Daniel Viegas Rocha, Rita Jorge, Paulo Jesus, André Nascimento, Filipe Guapo, Miguel Rico, Diana Borges, Madalena Rodrigues, Joana Cardoso, Carla Santos, Vânia Alves, David, Luís Pereira, Susana Madureira, Sofia Alexandra Costa, José Tavares, Inês Pinto, Ana Pereira, Catarina Costa, Joana Solipa Batista, Sílvia Lopes, Ricardo Silva, Maria do Céu Simões de Marques, Sónia Roque, Rita Oliveira, Tomás Soveral, Rute Costa, Nuno Neves, Beatriz Coias, Francisco Von Hafe, Rafael Lopes, Helena Madureira, Gilberto Martins, Bruno De Marco, Josue Jones, Youri Paiva, Maria Beatriz Sousa, Ana Oliveira, Mafalda Brilhante, Miguel Rolo, Margarida Cardoso, Helder Moreira, Daniel Pereira., Ana Sofia Almeida, Diogo Picão, Alexandra Silvestre, Mafalda Faria, João Almeida, Nuno Guilherme, Rodrigo Montês, André Lara, Jorge Tavares, José de Faria, Mónica Mata, Maria Alice Ribeiro dos Santos, Rodrigo Ferreira, Rafael Maçãs, João Mestre, Ana Luísa Pedroso, Artur Castro Freire, João Bolila, Diana Gomes, Tiago Duarte, Anabela Peixoto, Liliana Lasprilla, Miguel Borralho, João Joaquim, Francisco Madaleno, Catarina Veloso, Inês Henriques, Mário Costa, Mariana Neves, Carla Reis, Daniel Jesus, Maria Rosa Tomé, Ulika Gisela da Paixão Franco dos Santos, Ana Cristina Patrício, João Gravato, Joana Carvalho, Luísa Baptista, Inês Freixo, Fátima Palhares, Tiago, Pedro Sanches, André Cruz, Rui Marques de Carvalho, Filipe Otero Pureza, Augusto Júnior, Filipa Botelho, Daniela, Elias Torres, Irina Sousa, Caio Monteiro, Catarina Silva, Sofia Crisostomo, Ana Gato, Maria Manuel Maia, Mariana Rodrigues, Maria Luís Fernandes, Paulo Silva, Ana Jorge Vicente, Inês Alegria, Eduardo Carneiro, José de Almeida, Pedro Cunha, Sara Rocha, Margarida Andrade, Rui Bastos, João Leal Pereira, André Ferreira, Francisco Lisboa, Paulo Deterro, Alexandra Dias, Cristiana Serra, Nair Moura, Catarina Botelho, Sara Fernandes, Francisco Santos, Dalila Caldeira, Liliana Coutinho, Ana Cristina Varela, João Valente, Duarte Jorge, Sandra Cunha, Emanuel Madalena, Ana Benavente, Fábio Carvalho, Teresa Marques, André Lopes, Filipa Santiago, Maria Campos, Alexandre Jesus, Melu Rodrigues, Hugo Agostinho, Edite Castegren, Maria Isabel Marques, Joana Guimarães, Isabel Maria Carvalho dos Santos Palma, Jose Maria Caissotti Freire, Duarte Nuno, David Areias, Carolina Campanela, Tiago Silva, Luis Café, Rita Cavaglià, Maria Augusta Santos, Cláudia Castelo, Maria Pinheiro, João Esteves, Rosa Tomás, Bernardo Rodrigues, Luís Braga, Gabriel Silva, Sílvia Curto, Sofia Caldeira, Rita Noronha, Ana Duarte, Ernesto Silva, Vanda Mendonça, João Alvelos, Joana Mendonça, Dário Antunes, Carlos Alberto Oliveira, Mariana Afonso, Joana Zozimo, Francisca Troca, Ana Cristóvão, Ana Rodrigues, Andreia Gonçalves, João Lobo, Gonçalo Ferreira, Paulo Gonçalves, Sofia Costa Matos, Francisco Teixeira, Mariana Amorim, Nuno Nunes, Miguel Gameiro, António Pinto de Sousa, Ana Ferreira, Gonçalo Caseiro, Saulo Stanguini Sarto, Margarida Magro, Catarina Gomes, Ricardo Coutinho, Federica Delogu, Carlos Oliveira, Gonçalo Riscado, Vasco Cardoso, Hermínia Silva, Inês Renda, Sofia Barros, Carlos Marreiros, Francisca, Francisco, Pedro Cardoso, Liliana Vieira, Diogo Batáguas, Joana Oliveira, Rita Palma, Miguel Nunes, Guilherme Santos, Pedro Ribeiro, Miguel Meste, Flávia Penim, Tomás Ravasco, Maria Inês Carrola, Ana Aires, Andreia Santos, Fernando Azavedo, Filipa David, Inês Areia, Teresa Lamim, Raquel Nunes, Marco Afonso, Pedro Durão, Diana Amorim Pires, Filipa Caeiro, Catarina Francês, Sara Ramos, Patrícia Martins Marcos, Guilherme Pata, Tiago André Alves, Débora Óscar, Hugo Castro Silva, Marco Monteiro, Maria João Ferreira, Mariana Barros, Mariana Garrido, Afonso Mota Cardoso Neves da Silva, Raquel Silva, Inês Marques, Filipa Cardoso, Maria João Santos Bigode, Jorge Dias, Ana Pires, Sophia Rosa, Inês Faro, Isabel Dias, Manuela Chorão, Ana Rita de Sousa e Silva, Filipe Teles, João Henriques, Hugo Rodrigues, Madalena Páscoa, Diogo Caetano, Sara Duarte, Joana Ribeiro, Inês Monteiro, Gonçalo de Albuquerque, Ricardo Fernandes dos Santos, João Coelho, José Miguel Martins, Mariana Morais, Júlia Vieira Branco, Maria Abranches, Pedro Carmo, João Alexandre Martins Ferreira, Débora Lourenço, Maria Gonçalves, Patrícia Ferreira, Tomás Almeida, Ivana Freitas, Ana Silva, Teresa Barbosa, Guadalupe Amaro, Tomás Afonso, Beatriz Granado, David Silva, Maria do Mar Rêgo, Pedro Gonio, Sam Kempner, Inês Gonçalo, João Malheiro, Filipa Nuno, Beatriz Mariano, Gonçalo Paiva, Nuno Gomes, Patricia Churro, Sónia Lamy, João Coelho, Ana Gonçalves, Afonso Ramalho, Giovanni Ramos, Mafalda Resende, João Narciso, Bruno Lança, Cecilia Côrte-Real.

Ficha Técnica

Título da publicação

Fumaça

Número de registo do título na ERC

127119

Número de registo de pessoa coletiva

514580682

Periodicidade

Mensal

Entidade Proprietária

Verdes Memórias – Associação

Direção

Presidenta: Maria Almeida

Vice-Presidente: Ricardo Esteves Ribeiro

Secretário: Pedro Miguel Santos

Conselho Fiscal

Presidenta: Margarida David Cardoso

Vice-presidenta: Joana Batista

Secretário: Bernardo Afonso

Assembleia-Geral

Presidente: Nuno Viegas

Secretária: Diana Carvalho

Secretário: Frederico Raposo

Sede do Editor

Calçada do Tijolo, 23, 1200-464, Lisboa

Estatutos da Verdes Memórias – Associação. Alterados a 12.03.2021.

Contactos da redação

Calçada do Tijolo, 23, 1200-464, Lisboa

[email protected]

Fumaça

Diretor

Pedro Miguel Santos

Editor

Verdes Memórias – Associação

Redação

Bernardo Afonso (7698 A), Joana Batista, Margarida David Cardoso (6999 A), Maria Almeida (TP893 A), Nuno Viegas (7864 A), Pedro Miguel Santos (5518 A), Ricardo Esteves Ribeiro (7712 A), Danilo Thomaz

Freelancers

Mo Tafech, Sofia Rocha e Tomás Pinho

Este é o único anúncio que vais ver neste website. Apoia o jornalismo independente.