“Um novo ser vivo no Fumaça”, por Fred Rocha

Olá!

Sou o Fred Rocha, trabalho com o Fumaça há um ano e meio e, como calha ser fluente em código, cabe-me escrever esta newsletter.

Lançámos uma nova página principal do nosso site. Como tudo que é feito por nós, demorou. Passou por várias versões. Teve avanços e recuos. Houve partes que já estavam desenhadas, pela Joana Batista, e implementadas, por mim, que foram deitadas fora. Outras foram sendo pensadas durante a implementação e acabaram por fazer parte da versão final. O que vês hoje é fruto de muita reflexão e dedicação de uma boa parte da equipa.

A página principal de um site é, na maior parte dos casos, a mais visitada. Queríamos que a nossa contasse aquilo que o Fumaça é e o que faz. Era importante que transmitisse a nossa identidade, os princípios fundamentais pelos quais nos regemos, que falasse da comunidade que nos apoia, e que pusesse em evidência o trabalho que é mais relevante para nós e que queremos continuar a produzir.

Convido-te a ires passando por lá. Vai olhando com calma para certas secções e acompanhando o progresso das nossas investigações. Mantém-te a par dos próximos eventos da Comunidade Fumaça e de quantas contribuições mensais faltam para tornarmos real a utopia de sermos a primeira redação profissional em Portugal totalmente financiada pelas pessoas.

Como qualquer ser vivo, esta página e este site têm defeitos e peculiaridades. Se encontrares alguma coisa que para ti não faz sentido e te parece fora do sítio, ou se tiveres sugestões para nos dar, diz-nos. Este trabalho não vai ficar por aqui e a tua opinião importa. Fica à vontade para explorar agora, e sempre que quiseres ficar a par do que andamos a fazer.

Até já,

Fred

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.