Arquivo

opinião

“Ainda não foste derrotado”, por Ricardo Esteves Ribeiro

No Egito, pessoas são mortas por quem tem medo das suas ideias, do seu amor. Texto de Ricardo Esteves Ribeiro sobre Alaa Abd El-Fattah.

opinião

“Manual de destruição de uma família”, por Nuno Viegas

Este fim-de-semana, umas quantas famílias hão de ser divididas por um oceano. Não sei se há remédio.

opinião

“A justiça tem paywall”, por Leonor Caldeira

Leonor Caldeira, advogada, escreve sobre como o acesso à justiça em Portugal está condicionado por uma paywall, que faz com que seja um privilégio reservado poucos.

opinião

Ninguém dorme em Twani

Há agora base legal para que milhares de pessoas sejam expulsas das suas terras em Masafer Yatta, nas montanhas a sul de Hebron, na Palestina. Crónica de Ricardo Esteves Ribeiro, originalmente publicada na nossa newsletter.

opinião

“Georgete, ou o nome que servir a Revolução”, por Rafaela Cortez

Georgete é apenas uma das mulheres que mergulharam na clandestinidade, que abandonaram as terras, as famílias, e até a própria identidade, para lutar contra a ditadura de Salazar e Caetano. E no entanto, raramente ouvimos falar sobre elas.

opinião

“Não tenho que parecer autista”, por Carolina Lopes Rodrigues

Ao não serem dadas as condições para os autistas serem bem sucedidos, tanto em contexto social e escolar, como académico e profissional, somos para sempre condenados ao fracasso. Como esperam que um míope veja sem óculos?

opinião

José, sem dono (1955-2022)

José era muito mais novo do que parecia. A cara refletia o sítio onde em dez anos se envelhece 20. Esta crónica foi originalmente publicada na nossa newsletter semanal.

opinião

“Anjos ou demónios: onde nos situamos?”, por Ana Catarina Correia

A socióloga e ativista Ana Catarina Correia escreve sobre o corpo e sexualidade de pessoas com deficiência.

opinião

“O “apartheid” político aos imigrantes”, por Yussef

xistem cerca de 771 mil imigrantes com a autorização de residência em Portugal A vasta maioria não pode votar nem ser eleita nas legislativas. É uma outra forma de “confinamento”: é o “apartheid” político aos imigrantes.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 19