“Acabaram-se as tendinites”, por Fred Rocha

Viva!

Estávamos nós no Alentejo, com vista sobre a planície, no retiro do Fumaça de Janeiro de 2023, quando senti pela primeira vez a urgência: “Pessoal, estamos a perder contribuições mensais, os dados de pagamento expiram e é difícil manter essas pessoas na Comunidade. Temos de enviar emails manualmente e demora muito tempo.” Já não sei se foi o Ricardo, a Maria ou a Joana que alertou para essa urgência, mas continuaram: “Cada vez que queremos contactar a Comunidade temos de compilar uma lista à mão, importar, validar e só então enviar. Ficamos com pouco tempo para tudo o resto. E com o crescimento que prevemos ter, só vai ficar mais difícil.” A certa altura, o fluxo de emails enviados chegou a ser tanto que duas pessoas da equipa ficaram com tendinite. Tínhamos bem presente que precisávamos de uma plataforma que nos permitisse gerir a Comunidade Fumaça, mas as soluções que existiam eram mais pensadas para vendas do que para estreitar relações entre redações de jornalismo independente e as pessoas que as acompanham.

Entretanto, entre o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos, quatro redações independentes e sem fins lucrativos — Correctiv, The Bristol Cable, The Bureau of Investigative Journalism and Vereniging Veronica — juntaram forças e recursos para desenvolver uma solução open source que se aproxima muito do que procurávamos. O impulso principal, assim como a procura por financiamento, vieram do Correctiv, da Alemanha, que começou a partilhar as ferramentas internas que usavam no fortalecimento do jornalismo local em contato direto com as comunidades. O beabee — chama-se assim a nossa nova plataforma de gestão de Comunidade — nasceu dessa iniciativa. Cresceu graças ao trabalho colaborativo de várias redações que o foram melhorando e adaptando ao longo do tempo. Desde cedo houve um interesse mútuo em que o Fumaça passasse a usar a plataforma, e chegamos a um acordo para arrancar com esta parceria.

Após vários meses de desenvolvimento e integração no nosso próprio website, começamos finalmente a usar o beabee para a gestão da Comunidade Fumaça. Se tens uma contribuição ativa já tens acesso, basta pedires uma palavra-passe nova aqui. Se fizeres uma nova contribuição, passas automaticamente a ter uma conta na plataforma, que daqui para a frente servirá para gerires essa mesma contribuição. Através do beabee será também mais fácil estares a par dos eventos que vamos organizando para a Comunidade e teres acesso aos links para participares no Ask Me Anything e Inquietações, o clube de discussão da Comunidade. Desta forma, a nossa comunicação contigo será muito melhor, fazendo também com que a gestão do nosso lado deixe de ser um pesadelo. Acabaram-se as tendinites.

Porque somos uma das primeiras redações a usar o beabee, e porque colaboramos com quem o desenvolve, o feedback que damos sobre a plataforma — e sobre os aspetos em que poderiam ser mais úteis para nós — servirá para que o desenvolvimento futuro se adapte às nossas necessidades, e às da Comunidade Fumaça. Partilha também connosco o que achares da plataforma, o que funciona ou não para ti (basta responderes a este email).

Sobra mais tempo para jornalismo.

Até já,

Fred

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.