Legislativas 2019

Valter Hugo Mãe sobre cultura, feminismo e racismo

Há quatro anos, em setembro de 2015, durante a campanha eleitoral e numa sala cheia de artistas, o então cabeça de lista do Partido Socialista para as eleições legislativas disse: “Mais do que um Ministério da Cultura, precisamos de um Governo de Cultura. Porque a cultura tem que estar presente em todas as dimensões da vida, em todas as dimensões da atividade do governo”. António Costa acabou por chegar a primeiro-Ministro poucos meses mais tarde mas, passados quatro anos e três Ministros das Cultura depois, Valter Hugo Mãe pergunta: “Ó António Costa, onde é que está o Governo da Cultura?”.

Numa entrevista gravada ao vivo, durante o festival Paredes de Coura 2019, conversámos sobre literatura, cultura, feminismo e racismo com o premiado escritor, autor de livros como “o remorso de baltazar serapião”, vencedor do Prémio Literário José Saramago em 2007; “a máquina de fazer espanhóis”, que venceu o Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano, em 2010, ou os mais recentes “A desumanização”, de 2013, e “Homens imprudentemente poéticos”, de 2016.

Até ao dia 6 de outubro, vamos estar focados no escrutínio de alguns dos assuntos que consideramos mais importantes à medida que se aproxima a votação que definirá a composição da próxima Assembleia da República e do próximo Governo. Vê toda a nossa cobertura das Eleições Legislativas 2019 aqui.

Citação “Ó António Costa, onde é que está o Governo da Cultura?” substituída a 6 de outubro de 2023 pela indicação do tema da entrevista, no título.

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.