Legislativas 2019

Debate: “Em Portugal, o mercado não suportará a produção artística. É impossível”, Elisabete Paiva

É imenso o hiato entre a qualidade e diversidade dos profissionais da cultura em Portugal e o financiamento que lhes é disponibilizado, acredita a produtora e programadora Elisabete Paiva, desde 2015 diretora artística do Festival Materiais Diversos. Desacreditada da possibilidade de, em Portugal, o mercado suportar a produção artística, a experiência tem-lhe dito que o problema a nível autárquico e estatal não é a falta de dinheiro, mas a falta de visão. “Não houve ainda políticas culturais continuadas e estruturantes que permitissem aos profissionais da cultura fixar-se no interior de forma alargada.” Para isso, diz, há que financiar cultura que, mesmo não sendo economicamente viável, seja relevante para os lugares onde pousa. A multi-instrumentista e compositora Ana Bento, que integra projetos como Cabeça de Peixe e Tranglomango, conta como é, por vezes, dura a vida de quem “só” vive da arte e, por escolha, não é nómada.

Um debate ao vivo, no Festival Bons Sons, gravado no passado dia 11 de agosto, para pensar os principais temas das eleições de outubro.

Até ao dia 6 de outubro, vamos estar focados no escrutínio de alguns dos assuntos que consideramos mais importantes à medida que se aproxima a votação que definirá a composição da próxima Assembleia da República e do próximo Governo. Vê toda a nossa cobertura das Eleições Legislativas 2019 aqui.

Subscreve a newsletter

Lê textos exclusivos escritos por nós ou pessoas convidadas. Guarda as nossas recomendações de reportagens, podcasts, filmes e documentários.

Subscreve e recebe a nossa newsletter.

Ver exemplos