Conversámos com o Rui Tavares, historiador, ex-deputado ao Parlamento Europeu, fundador do Livre e promotor do DiEM25, sobre o projeto europeu.
Diria que é impossível para o Rui Tavares estar nem que sejam 15 minutos sem contar uma história. As histórias saem-lhe pela boca com uma velocidade estonteante, e foi ao entrar em nossa casa, onde já se lembrava e nos contava dos tempos em que fazia blogues e jornais com o Miguel Portas, que se apresentou, e nos falou de amigos que por aqui viviam.
Começámos este episódio com algum nervosismo, por ser o primeiro, mas principalmente por termos colocado a fasquia tão alta a nós próprios (e talvez por termos escolhido um primeiro convidado que, sabíamos poder falar durante horas sem ser interrompido).
Durante uma hora, falámos sobre a história da Europa, sobre o facto de termos uma união monetária mas não política, o papel do Parlamento Europeu, a soberania dos povos e o futuro dos países do sul.
Aprofundámos um tema que tem estado um pouco por todo lado mas que é quase sempre visto de forma superficial, mesmo agora que tanto se fala da saída do Reino Unido da União Europeia.
Título atualizado a 6 de outubro de 2023 para substituir a citação “O euro é uma ideia desnecessária, arriscada, mal concretizada. É feito pela metade” pela identificação do tema tratado.