Jornalismo independente
progressista e dissidente

entrevista > é apenas fumaça

Projeto Europeu

Rui Tavares: “O euro é uma ideia desnecessária, arriscada, mal concretizada. É feito pela metade”

Conversámos com o Rui Tavares, historiador, ex-deputado ao Parlamento Europeu, fundador do Livre e promotor do DiEM25, sobre o projeto europeu.

Diria que é impossível para o Rui Tavares estar nem que sejam 15 minutos sem contar uma história. As histórias saem-lhe pela boca com uma velocidade estonteante, e foi ao entrar em nossa casa, onde já se lembrava e nos contava dos tempos em que fazia blogues e jornais com o Miguel Portas, que se apresentou, e nos falou de amigos que por aqui viviam.

Começámos este episódio com algum nervosismo, por ser o primeiro, mas principalmente por termos colocado a fasquia tão alta a nós próprios (e talvez por termos escolhido um primeiro convidado que, sabíamos poder falar durante horas sem ser interrompido).

Durante uma hora, falámos sobre a história da Europa, sobre o facto de termos uma união monetária mas não política, o papel do Parlamento Europeu, a soberania dos povos e o futuro dos países do sul.

Aprofundámos um tema que tem estado um pouco por todo lado mas que é quase sempre visto de forma superficial, mesmo agora que tanto se fala da saída do Reino Unido da União Europeia.

/ / / /

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Contribuir
Aqui, quem influencia o jornalismo és tu. Apoia-nos.