Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

Projeto Europeu

Rui Tavares: “O euro é uma ideia desnecessária, arriscada, mal concretizada. É feito pela metade”

22 Junho 2016
08:00

Conversámos com o Rui Tavares, historiador, ex-deputado ao Parlamento Europeu, fundador do Livre e promotor do DiEM25, sobre o projeto europeu.

Diria que é impossível para o Rui Tavares estar nem que sejam 15 minutos sem contar uma história. As histórias saem-lhe pela boca com uma velocidade estonteante, e foi ao entrar em nossa casa, onde já se lembrava e nos contava dos tempos em que fazia blogues e jornais com o Miguel Portas, que se apresentou, e nos falou de amigos que por aqui viviam.

Começámos este episódio com algum nervosismo, por ser o primeiro, mas principalmente por termos colocado a fasquia tão alta a nós próprios (e talvez por termos escolhido um primeiro convidado que, sabíamos poder falar durante horas sem ser interrompido).

Durante uma hora, falámos sobre a história da Europa, sobre o facto de termos uma união monetária mas não política, o papel do Parlamento Europeu, a soberania dos povos e o futuro dos países do sul.

Aprofundámos um tema que tem estado um pouco por todo lado mas que é quase sempre visto de forma superficial, mesmo agora que tanto se fala da saída do Reino Unido da União Europeia.

Entrevista
  1. Ricardo Esteves Ribeiro
  2. Tomás Pereira
Preparação
  1. Maria Almeida
Som
  1. Bernardo Afonso
/ / / /

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Contribuir

subscreve a nossa newsletter

para poderes votar nos tópicos que vamos investigar, workshops que queremos fazer e teres uma voz activa.

O nosso jornalismo é aberto a toda a gente, mas custa dinheiro. Ajuda-nos a continuar.