Jornalismo independente
progressista e dissidente

entrevista > é apenas fumaça

Colonialismo

Joana Gorjão Henriques: “Nós fomos responsáveis pela maioria do tráfico de escravos”


Falámos sobre Colonialismo com a Joana Gorjão Henriques, jornalista no Público, colaboradora no The Guardian, e lançou recentemente o livro “Racismo em Português – O Lado Esquecido do Colonialismo”.

É comum orgulharmo-nos em Portugal das glórias da nossa história. Das batalhas aos descobrimentos, do colonialismo à mistura de culturas. Aprendemos isso na escola e agarramo-nos ao passado como se de o presente se tratasse.

Mas, será tudo isto motivo de orgulho? Terão sido os Portugueses bons colonizadores? Os primeiros a abolir a escravatura? Misturamo-nos com outros povos? Afinal, qual será a outra versão da história?

Durante pouco mais de 30 minutos, questionámos o que os manuais escolares nos contam e descobrimos verdades que durante muito tempo se varreram para debaixo do tapete.

Acreditamos que o papel do jornalismo é escrutinar a democracia: questionar as decisões tomadas, responsabilizar os representantes. Falar dos temas de que poucos falam, ouvir quem tem menos voz, contar as histórias que não são contadas. Se queres continuar a ouvir as nossas entrevistas, reportagens e séries documentais, podes contribuir aqui.