Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

União Europeia

Debate: refugiados na Europa. Com Miguel Duarte, Juan Branco e Michele Cinque

20 Julho 2019
08:19

Debate organizado pelo coletivo HuBB – Humans Before Borders e moderado pelo Ricardo Esteves Ribeiro, do Fumaça. A conversa foi precedida da mostra do documentário “Iuventa”, que conta a história da perseguição judicial feita ao navio com o mesmo nome (arrestado pelas autoridades italianas, em 2017), e a parte da sua tripulação, por participarem no resgate de mais de 14 mil refugiados ao largo do Mar Mediterrâneo. 

À conversa estiveram:

Michele Cinque, realizador do documentário “Iuventa” e também de “Jululu” e “Sicily Jass. The World’s First Man in Jazz”.

Juan Branco, advogado de direito penal internacional, doutorado em Direito Internacional pela Escola Normal Superior de Paris. É assessor jurídico da Wikileaks, faz parte da equipa de defesa de Julian Assange e, em conjunto com Omer Shatz, submeteu uma ação legal no Tribunal Penal Internacional, acusando líderes políticos da União Europeia e de Estados-membros de crimes contra a humanidade, pelo seu envolvimento nas mortes de milhares de refugiados que atravessavam o Mar Mediterrâneo para a Europa.

Miguel Duarte, doutorando em Física Teórica no Instituto Superior Técnico, membro da tripulação do navio Iuventa. Desde 2018, a ser investigado e acusado (com mais nove pessoas) de ajuda à imigração ilegal, por resgatar refugiados. Trabalhou também com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, na Grécia e na Turquia, e faz parte do coletivo HuBB – Humans Before Boarders, uma plataforma que luta por direitos de migrantes e pessoas refugiadas.

Nota: Um agradecimento ao Medeia Monumental Cinema pela gravação e disponibilização do som do debate.

Fotografia: Rita Gaspar/HuBB – Humans Before Borders

Edição de texto
  1. Pedro Miguel Santos
Moderação
  1. Ricardo Esteves Ribeiro
Preparação
  1. Ricardo Esteves Ribeiro
Texto
  1. Ricardo Esteves Ribeiro
/ /

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Contribuir

subscreve a nossa newsletter

para poderes votar nos tópicos que vamos investigar, workshops que queremos fazer e teres uma voz activa.

Aqui, quem influencia o jornalismo és tu. Apoia-nos.