Legislativas 2019

Rosário Macário sobre mobilidade nos centros urbanos

Rosário Macário é doutorada em Sistemas de Transportes no Instituto Superior Técnico, professora e coordenadora do Mestrado em Planeamento e Operação de Sistemas de Transportes no mesmo instituto e administradora não executiva da consultora TIS – Transportes, Inovação e Sistemas.

Nesta entrevista, fala sobre mobilidade nos centros urbanos; o uso do carro privado em detrimento de meios coletivos ou partilhados; a descentralização da gestão dos transportes públicos, que não foi acompanhada pela contratação de técnicos competentes; a redução do preço dos passes únicos que, diz, foi calendarizada para acontecer perto das eleições; e, ainda, o papel da iniciativa privada nos veículos coletivos de passageiros.

Até ao dia 6 de outubro, vamos estar focados no escrutínio de alguns dos assuntos que consideramos mais importantes à medida que se aproxima a votação que definirá a composição da próxima Assembleia da República e do próximo Governo. Vê toda a nossa cobertura das Eleições Legislativas 2019 aqui.

CORREÇÃO

Ao contrário do que é dito na entrevista, sobre a Parceria Público-Privada entre o Estado e a Fertagus, a empresa não opera barcos. O que transportadora faz é o serviço ferroviário de passageiros entre a estação de Roma-Areeiro (Lisboa) e a de Setúbal. As nossas desculpas pelo lapso.

Citação “Os veículos privados estão 90% do tempo parados. É dos maiores desperdícios de recursos” substituída a 6 de outubro de 2023 pela indicação do tema da entrevista, no título.

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.