Menu
Jornalismo independente
progressista e dissidente

10 Fevereiro, 2017

Apenas Fumaça

É Apenas Fumaça>entrevista

Esther Mucznik sobre o Judaismo

Esta semana falamos sobre judaísmo, em novo episódio da série de religião. A convidada é Esther Mucznik e quisemos fugir às judiarias. Procurámos saber como é, para a fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e membro da Comissão Nacional de Liberdade Religiosa, ser judeu, ser de um povo que “tem casa em todo o lado, mas não tem casa em lado nenhum”. Não fugimos ao desafio de aprofundar e iluminar a génese da religião judaica, assim como a cisão desta com o cristianismo, e quisemos perceber de que modo é sentido hoje o antissemitismo, dentro e fora de portas.

Em 1947, foi aprovada a resolução 181 da Organização das Nações Unidas, que previa a divisão de territórios entre judaicos e árabes. Pertence um judeu a Israel? Pertencerá Israel aos judeus? Existirá algum tipo de relação entre um projecto político e uma religião?

Ouve aqui o episódio.

P.S.: Acreditamos que o papel da comunicação social é escrutinar a democracia. Se acreditas no mesmo e queres continuar a ouvir falar de temas como racismo, educação, religião, direitos LGBT, alterações climáticas, transparência e corrupção, contribui aqui.