Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

Legislativas 2019

Debate: “Viver no interior rural é mais caro que no centro da cidade”, Maria do Carmo Bica

20 Agosto 2019
08:08

Em Cem Soldos, uma aldeia no concelho de Tomar, organizámos um debate ao vivo, com perguntas do público, sobre território e interioridade. Foi a primeira das “Conversas Fumaça” no Festival Bons Sons, que este ano celebrou a sua décima edição. Convidámos duas pessoas que há décadas dedicam a sua vida profissional dinamizando projetos de desenvolvimento local e de economia social com base nos mundos periféricos, rurais e marginalizados de Portugal ou do estrangeiro. 

Maria do Carmo Bica é engenheira agrícola e técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Preside à Cooperativa 3 Serras de Lafões, em Vouzela e, durante 18 anos esteve, também, à frente da Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões. Integra, desde 2012, o Grupo de Trabalho de Agricultura do Partido da Esquerda Europeia e o Grupo de Trabalho de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Bloco de Esquerda. Há 15 anos que dirige o jornal local Gazeta das Beiras. É natural de Paços de Vilharigues, Vouzela, Viseu.  

Ao seu lado, sentou-se Rogério Roque Amaro, economista, professor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Tem sido consultor e formador em inúmero projectos de desenvolvimento local e de luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal e nos PALOP. É fundador da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e também da Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES). Tem raízes em Vargos, Torres Novas, Santarém.

Do fecho de serviços públicos à necessidade de transportes, da globalização à regionalização, dos fogos à agricultura, discutiram-se alguns dos principais temas que hão-de marcar as eleições do próximo outubro.

Até ao dia 6 de outubro, vamos estar focados no escrutínio de alguns dos assuntos que consideramos mais importantes à medida que se aproxima a votação que definirá a composição da próxima Assembleia da República e do próximo Governo. Vê toda a nossa cobertura das Eleições Legislativas 2019 aqui.

Edição de texto
  1. Ricardo Esteves Ribeiro
Entrevista
  1. Pedro Miguel Santos
Fotografia
  1. Joana Batista
Preparação
  1. Pedro Miguel Santos
  2. Ricardo Esteves Ribeiro
  3. Maria Almeida
Som
  1. Bernardo Afonso
Texto
  1. Pedro Miguel Santos
Vídeo
  1. Joana Batista
/ /

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Contribuir

subscreve a nossa newsletter

para poderes votar nos tópicos que vamos investigar, workshops que queremos fazer e teres uma voz activa.

Este é o único anúncio que vais ver neste website. Apoia o jornalismo independente.