Menu
Jornalismo independente
progressista e dissidente

5 Julho, 2016

entrevista > é apenas fumaça

Pedro Magalhães sobre a Democracia

Conversámos com o Pedro Magalhães, Investigador de Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Diretor Ciêntifico Fundação Francisco Manuel dos Santos, sobre a Democracia.

Mas o que é a Democracia? Esta é uma pergunta que tem estado obsesivamente na minha cabeça durante o último ano, e que me fez não só devorar livros e podcasts, como submergir em conversas e debates, das mais filosóficas às mais práticas.

A Democracia é votar em eleições? É termos liberdade de expressão? É sermos representados pela maioria dos deputados? E se esses deputados forem anti-semitas? A Democracia pressupõe a liberdade? A precariedade é democrática?

Tudo isto é demasiado interessante para ser deixado de fora da discussão.

O Pedro Magalhães tem estudado de uma forma aprofundada assuntos muito interessantes, como “O que é que as pessoas acham que é a Democracia?”. E é disto que vamos falar.

Durante 50 minutos, conversámos sobre o que as pessoas acham que é a Democracia; sobre o que causa a abstenção; sobre o comportamento dos jovens e como eles participam na política; sobre se os portugueses estão satisfeitos com a Democracia e se a continuam a preferi-la em relação a uma ditadura.