Jornalismo independente
progressista e dissidente

atualidade

Na Rua – Quem manda nesta democracia?

Untitled-design--89-
O É Apenas Fumaça esteve, no passado 7 de Dezembro, na conversa “Quem manda nesta democracia?”, organizada pelo Corporate Europe Observatory (CEO), pelo Climáximo e pela plataforma Não aos Tratados TTIP / CETA / TISA.

Numa sala com pouco mais de uma dezena de pessoas, falaram Lora Verheeke e Margarida Silva, ambas do CEO, expondo a maneira como a União Europeia (UE) funciona desde Bruxelas. Conversou-se sobre a maneira como o TTIP e CETA estão a ser negociados, a influência das grandes empresas e organizações de lobby na produção de legislação na UE, a falta de transparência dentro das instituições europeias e as portas giratórias que representantes das instituições europeias cruzam entre os cargos públicos e as grande empresas privadas.

Ouve aqui o episódio de hoje, em que conversamos com a Lora, a Margarida e também com o João Vasco:

Texto: Ricardo Ribeiro
Entrevistas: Ricardo Ribeiro e Tomás Pereira
Preparação: Maria Almeida e Ricardo Ribeiro Tomás Pereira
Captação de som: Ricardo Ribeiro e Tomás Pereira
Edição de som: Bernardo Afonso

Nota: Como dito durante uma das entrevistas, na altura da gravação, a 7 de Dezembro, não tinha ainda sido ratificado o CETA, coisa que aconteceu 2 dias depois.

Acreditamos que o papel da comunicação social é escrutinar a democracia. Se acreditas no mesmo e queres continuar a ouvir falar de temas como racismo, educação, religião, direitos LGBT, direitos dos imigrantes, alterações climáticas e corrupção, contribui aqui.

Acreditamos que o papel do jornalismo é escrutinar a democracia: questionar as decisões tomadas, responsabilizar os representantes. Falar dos temas de que poucos falam, ouvir quem tem menos voz, contar as histórias que não são contadas. Se queres continuar a ouvir as nossas entrevistas, reportagens e séries documentais, podes contribuir aqui.