Menu
Jornalismo independente
progressista e dissidente

3 Março, 2017

Apenas Fumaça

É Apenas Fumaça>entrevista

José Pacheco sobre Educação e Modelos Alternativos de Ensino

A Escola da Ponte nasce em 1976, com o intuito de tirar do papel, e pôr em prática diferentes formas de ensinar. Tem como mote ensinar “liberdade responsável” solidariedade e cidadania. É uma escola sem turmas, onde não existem salas de aula tradicionais, e todos podem trabalhar com todos. José Pacheco, o convidado do É Apenas Fumaça desta semana, foi um dos seus fundadores. Hoje é também dinamizador do projeto Âncora no Brasil.

Nos episódios que gravamos por Skype (como este), deparamos-nos sempre com uma maior dificuldade em estar confortáveis, e em que os nossos convidados se sintam também confortáveis. Com José Pacheco isso não foi problema, e parecia que estávamos todos na mesma sala, e não separados por milhares de quilómetros. A conversa, sobre o passado, presente e futuro da educação, modelos alternativos de ensino, e o desempenho dos últimos Governos Portugueses na pasta da Educação, voou, e acabou no que pareceu um instante.

Ouve aqui mais um episódio.

Acreditamos que o papel da comunicação social é escrutinar a democracia. Se acreditas no mesmo e queres continuar a ouvir falar de temas como racismo, educação, religião, direitos LGBT, direitos dos imigrantes, alterações climáticas e corrupção, contribui aqui.