DESASSOSSEGO – SAÚDE E DOENÇA MENTAL

Glossário: Trinta e dois e setecentos

Ouve e segue o Fumaça
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | Pocket Casts | Feed RSS

Compulsões são comportamentos ou pensamentos repetitivos e excessivos que ajudam a neutralizar, evitar ou aliviar o sofrimento provocado por pensamentos obsessivos de preocupação, ansiedade, angústia.

Dismorfofobia corporal é uma perturbação psicológica que deforma a percepção e a valorização do próprio corpo. A pessoa tem dificuldade ou sente-se incapaz de controlar os pensamentos negativos sobre a sua aparência. Desenvolve uma preocupação negativa, constante e exagerada, com um ou mais aspetos do seu corpo. Aquilo que considera defeitos ou imperfeições são habitualmente características menos visíveis do que perceciona ou são mesmo imaginadas. 

Endocrinologia é uma especialidade médica, e um ramo da biologia, que se ocupa das glândulas endócrinas, responsáveis pela libertação de hormonas. Lida com a regulação da produção, transporte e ação das hormonas, e as suas consequências no metabolismo. É essencial na prevenção, tratamento e estudo de doenças tão prevalentes como a diabetes, o excesso de peso, a obesidade, e as patologias da tiróide.

Fome emocional – distinta da fome fisiológica/física – é o desejo e recurso à comida como forma de lidar com, ou em resposta a, estímulos emocionais, normalmente negativos.

Índice de massa corporal (IMC) é uma medida que relaciona o peso e a altura, usada, não de forma exclusiva, no diagnóstico de situações de défice ou excesso de peso.

Perturbações do comportamento alimentar são doenças psiquiátricas que perturbam gravemente a forma como a pessoa se relaciona com a comida, o seu peso e a imagem corporal. Traduzem-se em alterações do comportamento – em particular, do padrão alimentar –, das emoções e dos pensamentos. A alimentação – seja pela compulsão, seja por evitamento – passa a ocupar um lugar desproporcionalmente importante no pensamento. São exemplos de perturbações do comportamento alimentar a anorexia, a bulimia nervosa e a perturbação de ingestão alimentar compulsiva/compulsão alimentar (binge eating).

Perturbação do comportamento alimentar sem outra especificação é o diagnóstico mais comum entre as perturbações do comportamento alimentar. É um diagnóstico vago, que identifica que há uma relação problemática com a comida, podendo comportar alguns sintomas de uma ou de várias perturbações alimentares.

Terapia cognitivo comportamental é uma modalidade de psicoterapia orientada para a modificação de comportamentos ou padrões de pensamento considerados disfuncionais ou negativos. Assenta na premissa de que há uma interação entre a forma como uma pessoa pensa (cognição), como sente (emoção) e como age (comportamento). Procura desconstruir padrões mal adaptativos, permitindo à pessoa controlar melhor a forma como pensa, interpreta e age perante os fatores externos que estão fora do seu alcance.

Regressa à página do episódio > TRINTA E DOIS E SETECENTOS

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.