Menu
Jornalismo independente
progressista e dissidente

4 Novembro, 2016

entrevista > é apenas fumaça

Domingos da Cruz sobre o Regime Angolano

Num momento da História em que pessoas não têm necessidades básicas garantidas e direitos humanos assegurados, tudo o que a comunicação social faça que não seja questionar isso mesmo, é apenas entretenimento. Hoje em dia, os media tradicionais limitam-se a reportar quando existem factos novos. Não é esse o papel dos media. O papel dos media é continuar a questionar os temas que são importantes e que são críticos nos dias de hoje até que eles mudem, e até que direitos humanos sejam assegurados. É isso que nós queremos fazer no É Apenas Fumaça.

Falámos há meses atrás com o Luaty Beirão sobre Angola e sobre a mudança que ele exige para o país. Hoje, lançamos um novo episódio sobre Angola. Conversámos com o Domingos da Cruz, ativista, professor de Direitos Humanos, Filosofia e Teoria da Educação, investigador, jornalista e coordenador do Observatório da Imprensa e da Comunicação. Lançou recentemente o livro “Angola Amordaçada – A imprensa ao serviço do autoritarismo”.

Abordámos temas como o autoritarismo do regime na censura da imprensa; as eleições em Angola e porque não são representativas da opinião das pessoas; as consequências das revoluções na Libia e na Siria; e a influência do capital angolano na comunicação social portuguesa; e os próximos passos dele, como ativista pela Democracia.

Não deixaremos cair este tema no silêncio.

Links:
3’ – CLUB-K Notícias Imparciais de Angola
http://www.club-k.net
3’ – Folha 8 Jornal Angola Independente
http://www.jornalf8.net/
9’ – “Angola Amordaçada – A imprensa ao serviço do autoritarismo”, Domingos da Cruz, Guerra e Paz
http://www.almedina.net/catalog/product_…roducts_id=35034
11’ – Luaty Beirão sobre a Democracia em Angola, É Apenas Fumaça
http://www.apenasfumaca.pt/luaty-beirao-de…ocracia-angola/
14’ – Frente a frente entre Luvualu e Agualusa, RTP
http://www.youtube.com/watch?v=Wttf9OV1MlY
20’ – “Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura”, Domingos da Cruz, Maka Angola
http://www.makaangola.org/images/files/Di…nal Print.pdf