Como ouvir podcasts

Quando andava na faculdade, algures entre 2007 e 2011, odiava podcasts. Preferia a leitura, idealmente em papel. Mais tarde, passei a ler no computador. Depois, no telemóvel. E, em 2015, lá me explicaram como ouvir podcasts e decidi dar uma nova hipótese. Comecei a ouvir e não mais parei. Hoje, não saio de casa sem verificar se tenho as chaves no bolso, a carteira na mochila e os auscultadores nos ouvidos. Os podcasts passaram a acompanhar-me em muitas atividades: cozinhar, limpar a casa, passear o cão, caminhar para o trabalho, viajar de comboio. 

Acredito que o mesmo tenha acontecido com outras pessoas. A verdade é que tenho cada vez mais amigos a ouvirem podcasts, a recomendarem-me séries áudio que não conhecia e a ficarem entusiasmados com episódios que vão ouvindo por aí. Mas para quem nunca ouviu e não sabe como ouvir podcasts, pode ser difícil começar. 

Aqui, vou explicar-te como ouvir e dar-te algumas recomendações para começares. 

O que é um podcast

Um podcast é uma espécie de programa de rádio, mas na internet. A grande diferença é que podes ouvir onde, quando e como quiseres. É um conteúdo feito para ser ouvido e que podes encontrar nos sites dos podcasts e nas várias aplicações de podcasts que existem (vou falar sobre isso mais à frente). 

Como ouvir podcasts

Uma das vantagens de ouvir podcasts é que podes fazê-lo enquanto fazes outras coisas. No ano passado, quando perguntámos às pessoas como ouvem o Fumaça, a grande maioria respondeu que ouve enquanto faz outras atividades: 27% durante o trabalho doméstico, 19% a andar a pé e 16% nos transportes públicos.

Podes escolher onde queres ouvir, mas recomendamos que o faças com auscultadores para que tenhas uma experiência sonora completa. 

Se quiseres ouvir no computador, podes aceder ao site do podcast e escolher o episódio que mais gostares. Mas a grande maioria das pessoas ouve no telemóvel através de aplicações de podcasts. Dessa forma, podes fazer download dos episódios e levá-los contigo para todo o lado. 

As melhores aplicações de podcasts

As aplicações de podcasts são a melhor forma de organizares os teus podcasts, principalmente quando ouves mais do que um. Nestas aplicações, podes subscrever os teus podcasts preferidos, receber notificações quando novos episódios forem publicados, fazer download de episódios e encontrar novos podcasts para ouvires. 

Há várias aplicações de podcasts por onde escolher, dependendo do sistema operativo do teu telemóvel. Aqui, vou deixar-te algumas recomendações, tendo em conta o que as pessoas mais usam para ouvir o Fumaça.  

Apple Podcasts
Se tiveres um iPhone, tens uma aplicação chamada “Podcasts” que é, na verdade, a Apple Podcasts. É uma aplicação fácil de usar e uma das mais populares.

Google Podcasts
Se tiveres um smartphone que use Android como sistema operativo, podes fazer download da Google Podcasts. A aplicação é bastante intuitiva e uma das mais usadas. 

Spotify
O Spotify tem crescido muito na área dos podcasts e tornou-se numa das aplicações mais usadas pelos ouvintes. Para ouvir, basta procurares no Spotify pelo nome do podcast que queres ouvir e subscreveres.

Pocket Casts
Esta aplicação existe tanto em Android como em iOS. É a aplicação que eu uso para ouvir os meus podcasts e recomendo.

Podcast Addict
É a aplicação mais usada para quem tem Android. Só está disponível nesse sistema operativo.

AntennaPod
É uma das poucas aplicações open source. Não tem anúncios e está disponível apenas para Android.

Por onde começar a ouvir o Fumaça

Se és novo por aqui, o Fumaça é um podcast de jornalismo de investigação centrado em injustiças e desigualdades. Criamos principalmente séries audiodocumentais. Através de investigações que duraram vários anos, cobrimos no passado a indústria da segurança privada portuguesa, as políticas europeias anti-refugiados, a ocupação israelita da Palestina, a crise climática e a prospeção de gás natural em Aljubarrota e na Bajouca.

Nos últimos anos, publicamos quase 300 episódios, entre entrevistas, reportagens e séries. São muitos episódios por onde podes escolher e, por isso, fizemos uma lista de trabalhos nossos recomendados que podes ver aqui. Se nunca ouviste nada do que produzimos, aconselho que comeces por ouvir uma destas peças:

A Resistência: quarentena na rua (Reportagem)

Numa altura em que parecia que estávamos todos confinados dentro de quatro paredes, havia quem não se pudesse proteger. Como se pode fazer uma quarentena sem casa? Como mudou a vida de quem é obrigado a dormir e trabalhar na rua? Will até se esqueceu de comer.

Segurança Privada: Exército de Precários (Série)

Exército de Precários é o resultado de uma investigação de dois anos no interior da segurança privada em Portugal. Nesta série de oito episódios revelamos um setor de precariedade extrema e violência sistémica, largamente financiado pelo Estado.

Zélia Figueiredo sobre pessoas trans e saúde mental (Entrevista)
Zélia Figueiredo, psiquiatra, acompanhou mais de 650 pessoas trans. À beira da reforma, explica como a saúde mental é afetada pela discriminação e violência transfóbicas.

Subscreve a newsletter

Lê textos exclusivos escritos por nós ou pessoas convidadas. Guarda as nossas recomendações de reportagens, podcasts, filmes e documentários.

Subscreve e recebe a nossa newsletter.

Ver exemplos