“Palestina, histórias de um país ocupado” é a nossa primeira série documental. Em seis capítulos, contámos a história de uma ocupação através das vozes de quem lhe resiste.
Durante dez dias, em setembro de 2017, estivemos entre Ramallah, Belém, Hebron e Jerusalém para perceber como vive a Palestina ocupada.
Se queres que continuemos a fazer investigações como esta, faz uma contribuição mensal.
Contribuir1.
De Ramallah vê-se Telavive, é perto. Não fosse o muro, os postos de controlo, o exército, o trânsito caótico, que separam as capitais da Palestina e de Israel. Uma viagem de 4 horas, com tempo para perceber como há décadas um povo coloniza outro.
2.
Neste episódio vamos até Belém conhecer a história de Anas. Como é viver no Aida Camp, um campo de refugiados palestinianos onde todos os dias o exército israelita faz rusgas, atira bombas de gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento, canhões de água de esgoto e dispara armas de fogo?
3.
Em Hebron, há ruas só para colonos, bairros só para colonos, onde os palestinianos não podem passar.
4.
Todos os anos, mais de 500 menores palestinianos, a partir dos 12 anos, são presos pelo estado Israelita: julgados por tribunais militares, detidos e interrogados contra as regras da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança. Neste episódio, percebemos como isto acontece.
5.
No episódio de hoje, vamos perceber a história de Jerusalém e porque parece ser o epicentro de tudo o que acontece. Vamos ainda recordar os Acordos de Oslo, a forma como eles condicionam a ocupação efetiva e ouvir o que pensa alguém que cresceu num colonato.
6.
No episódio de hoje, falamos sobre a resistência palestiniana: das Intifadas, à luta armada. Da Fatah, ao Hamas. Do BDS, à solução de um ou dois Estados.