Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

Comunicado

Jornalista do Fumaça recebe bolsa de jornalismo em Saúde

9 Março 2021
19:45

A jornalista do Fumaça Margarida David Cardoso recebeu uma das cinco Bolsas de Jornalismo 2020, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas, com apoio da farmacêutica Roche, para financiamento de reportagens na área da Saúde. Entre as mais de 30 candidaturas analisadas, foram ainda apoiados os trabalhos dos jornalistas freelancers Alexandre Costa, Paulo Barriga, Helena Gatinho e do jornalista do jornal sinalAberto Vitalino José Santos.

Cada um dos cinco jornalistas recebe uma bolsa de 2000 euros. No nosso caso, esta bolsa vem apoiar a produção da série audiodocumental sobre Saúde Mental em que temos vindo a trabalhar nos últimos meses – que contou já com outra bolsa de 2000 euros atribuída pela ARIS da Planície – Associação para a Promoção da Saúde Mental, cujo contrato pode ser consultado aqui. Esta série procura retratar, na primeira pessoa, como é viver com uma doença mental e analisar a evolução das políticas públicas nesta área, com especial enfoque na prevenção do suicídio.

Poderás encontrar, em breve, a documentação relativa a esta bolsa em fumaca.pt/sobre.

As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por Isabel Nery, do Sindicato dos Jornalistas, Ricardo Encarnação, Diretor Médico da Roche, Graça de Freitas, Diretora-Geral da Saúde, Constantino Sakellarides, médico e professor catedrático, e Sara Sá, jornalista na revista Exame Informática.

As candidaturas decorreram entre 30 de outubro e 30 de novembro, destinando-se a apoiar trabalhos jornalísticos em saúde que tratem preferencialmente as áreas das neurociências, cancro, medicina personalizada, promoção da Saúde e sustentabilidade na Saúde.

Conhece os restantes vencedores:

Alexandre Costa, jornalista freelancer
A experiência em que todos estamos a participar – O impacto da Internet e das múltiplas plataformas online a nível cognitivo e neurológico

Paulo Barriga, jornalista freelancer
Suicídio no Alentejo em tempos de Covid-19

Helena Gatinho, jornalista freelancer
Isolamento Social: O cérebro pode ficar diferente?

Vitalino José Santos, jornalista do jornal sinalAberto
A medicina personalizada em hemato-oncologia

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Contribuir

subscreve a nossa newsletter

para poderes votar nos tópicos que vamos investigar, workshops que queremos fazer e teres uma voz activa.

Aqui, quem influencia o jornalismo és tu. Apoia-nos.