Entrevistas, reportagens e séries do Fumaça para ouvires nas tuas férias 

Se não souberes o que ouvir este verão entre mergulhos, passeios e viagens, temos algumas recomendações para ti. Da série “Exército de Precários” à reportagem “A dor de mal trabalhar”: sete recomendações para entrares a-gosto nas férias.

1. José Tavares e a revolução impossível (reportagem)
Partidário da anarquia, José Tavares justifica o uso da violência em democracia, para construir hoje, através de ocupações, greves ou assaltos, o mundo que se quer ter amanhã. Ouve aqui o episódio.
2.Trinta e dois e setecentos (reportagem)
O espaço que a alimentação e o corpo ocupavam na cabeça de Susana foi crescendo ao ponto de lhe ocupar todo o pensamento. Este episódio é sobre o seu caminho com perturbações do comportamento alimentar. Ouve aqui o episódio.
3. Francisco Teixeira da Mota (entrevista)
Nesta entrevista, falamos sobre a opacidade da justiça e das instituições públicas, sobre liberdade de expressão de funcionários públicos e proteção de denunciantes. Ouve aqui o episódio.
4. Segurança Privada – Exército de Precários (série)
“Exército de Precários” é o resultado de uma investigação de dois anos no interior da segurança privada em Portugal. A série de oito episódios revela um setor de precariedade extrema e violência sistémica, largamente financiado pelo Estado. Ouve aqui a série.
5. A dor do mal trabalhar (reportagem)
Este episódio é um episódio extra da série Desassossego, sobre saúde e doença mental. Conta os debates internos de duas médicas perante o sofrimento ético e o burnout, a solidão da denúncia e a doença mental em quem se dedica a tratá-la. Ouve aqui o episódio.
6. Aquilo é a Europa (série)
Desde a criação da União Europeia, enquanto as fronteiras internas caíam, uma Fortaleza externa foi-se erguendo. Nesta série de três episódios, falamos sobre os muros que a Europa construiu para que imigrantes e refugiados ficassem de fora. Ouve aqui a série.
7. Zélia Figueiredo sobre pessoas trans e saúde mental (entrevista)
A psiquiatra Zélia Figueiredo acompanhou mais de 650 pessoas trans. Nesta entrevista, falamos sobre como a saúde mental é afetada pela discriminação e violência transfóbicas. Ouve aqui o episódio.

Se gostastes destas recomendações, temos mais para ti na nossa página de “Recomendados”.

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.