Fala connosco — [email protected]
Calçada do Tijolo 23, 1200-464 Lisboa

Jornalismo independente, progressista e dissidente

junta-te à nossa comunidade

Queremos criar o primeiro projecto de jornalismo português totalmente financiado por quem nos ouve, vê e lê. Se queres fazer parte dele e acreditas na importância do trabalho que fazemos, contribui hoje.

A partir de 3€/mês

Recebe todos os episódios das nossas séries em primeira mão, enquanto eles são disponibilizadas semanalmente às restantes pessoas. Faz parte da comunidade Fumaça e do nosso chat exclusivo, onde podes dar sugestões, fazer críticas, saber, com antecedência, quem vamos entrevistar, que temas estamos a tratar e sugerir perguntas.

A partir de 10€/mês

Tem acesso gratuito a eventos e workshops organizados pela equipa Fumaça e ainda todas as recompensas do nível anterior.

Porquê contribuir?

O Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente, com profundidade e tempo para pensar. Nascido em 2016, o propósito nunca foi dizer o que está a acontecer – já há quem faça isso muito bem –, mas explicar os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam as nossas vidas. Somos independentes, porque as nossas escolhas editoriais dependem do interesse próprio da redação. Somos progressistas, porque acreditamos que todos os seres humanos devem ter os seus direitos básicos assegurados. Somos dissidentes, porque vamos no sentido contrário dos velhos hábitos e não nos submetemos à ditadura do tempo. Porque entendemos que há outras narrativas mediáticas para apresentar, vozes diferentes para ouvir.

Entre abril de 2018 e janeiro de 2019, vencemos três bolsas de jornalismo: duas delas atribuídas pela Open Society Foundations e uma pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este dinheiro ajuda-nos a pagar salários a uma equipa de seis pessoas com contratos até meados de 2020. Mas não chega. A partir daí, poderá não haver forma de manter o Fumaça. Por isso, queremos criar o primeiro projeto de jornalismo português totalmente financiado por quem nos vê, lê e ouve, para que possamos garantir a nossa sustentabilidade de forma independente. E precisamos da tua ajuda. O nosso jornalismo é aberto a toda a gente, mas custa dinheiro a produzir. Ajuda-nos, contribuindo com um valor mensal ou pontual, para que continuemos a fazê-lo.

Estava quase

Ocorreu um erro durante o processo de contribuição para o Fumaça.
Por favor, tenta de novo.

Obrigado por contribuires!

Estamos a processar o teu pagamento.
Receberás mais informações por email.

Voltar à homepage