Menu
Jornalismo independente
progressista e dissidente

22 Setembro, 2016

entrevista > é apenas fumaça

Bárbara Rosa sobre Transparência, Corrupção e o Caso dos Submarinos

Conversámos com a Bárbara Rosa, jurista de Direito Público, ex-membro da Direção da TIAC, e Investigadora nas áreas da transparência, acesso à informação pública e políticas de combate à corrupção. É também co-autora do Blog Má Despesa Pública e de dois livros com o mesmo nome, e Consultora em good-governance.

“Nós não vamos falar sobre transparência. Vamos falar sobre Democracia.” Esta foi a frase da Bárbara que me ficou na cabeça depois da primeira vez em que falei com ela. No É Apenas Fumaça, queremos questionar as decisões que são feitas; responsabilizar os decisores; e dar voz aos representados. Só tendo acesso à informação podemos realmente escrutinar o papel e as decisões dos representantes na nossa sociedade, e agir sobre eles. Esta é também a sua luta.

Conversámos durante cerca de meia hora sobre o papel da transparência na Democracia; sobre gestão pública e corrupção; sobre o papel do Ministério Público no Caso dos Submarinos; sobre whistleblowers; e também sobre Democracia Direta.