Aquela altura do ano, por Ricardo Esteves Ribeiro

Este texto foi lançado originalmente na nossa newsletter. Se quiseres receber estas crónicas, recomendações de reportagens, podcasts e filmes no teu email, subscreve aqui.

O ano de 2023 foi dos mais intensos e complexos do Fumaça. Começámos lançando Desassossego, série sobre saúde e doença mental em que trabalhávamos há mais de dois anos; em maio, despedimo-nos do nosso camarada Pedro Miguel Santos, que decidiu que era altura de seguir outros caminhos; semanas depois, estivemos na Palestina, em reportagem para a nossa investigação sobre a indústria da ajuda que se tinha iniciado no ano anterior; em junho, atrasámo-nos, pela primeira vez, a pagar salários; em setembro, anunciámos duas bolsas que nos permitem respirar durante mais um pouco, com ordenados garantidos; em outubro, contratámos uma nova pessoa para a equipa (que se apresentará pessoalmente em breve!). E, principalmente, fomos avançando nas investigações que há muito prometemos: sobre mulheres esquecidas pela história; sobre prisões; sobre policiamento.

Agora chegou aquela altura do ano: queremos feedback teu e de toda a gente que oiça o Fumaça, faça parte da Comunidade ou, simplesmente, goste do nosso trabalho e acredite que ele deve continuar. Conhecendo o que têm a dizer, toda a equipa vai juntar-se no retiro anual. Desta vez, vamos para Peso da Régua de 10 a 17 de dezembro para avaliar o que fizemos em 2023 e decidir o que vamos fazer em 2024. 

Como sempre, publicaremos aqui os resultados desse intenso processo de procura de consensos. Para já, o pedido é simples: preenche este formulário e ajuda-nos a entender o que podemos fazer melhor. São cerca de 15 minutos muito, muito importantes para nós.

Até já,

Ricardo

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.